segunda-feira, abril 16, 2007

«ficou com uma ideia da história mais ou menos assim:»

Disse a Fúria
..ao rato, que
....encontrou no
......quintal: Vamos
........ao tribunal para
..........te condenar por
............injúria capital.

..........Não podes
........negar, temos
.....de te julgar
....porque a manhã
..é bela, e tenho
muito vagar.

..Disse o rato
....pr'á cadela:
......Nenhum auto
........resultaria
..........de tanta
............balela;
..............sem jurado
............nem juiz,
..........de nada te
........serviria.
......Serei juiz
....e jurada,
..disse a
Fúria en-
..diabrada,
....pois era
......ideia dela
........comê-lo
..........de cabi-

........dela ou
......senão
....cal-
..deira-
da.

Lewis Carroll, "As Aventuras de Alice no País das Maravilhas"
[Os pontos são meus, pois não consegui criar os espaços...]

E assim ouve Alice a história do Rato que não gosta de G [gatos] nem de C [cães], olhando admirada para a tortuosa cauda do bicho...

Confesso que já achei a poesia visual mais uma forma diferente de fazer desenhos do que uma forma diferente de fazer poemas. Há aqueles que giram em torno de uma palavra, jogando com a sua forma e o seu significado – os tais que me soam mais a desenho e menos a poema. Mas há também aqueles que têm... digamos, conteúdo próprio onde a forma é um extra que, quando bem aplicada consegue ser bastante sugestiva, enriquecendo o todo – assim leio este poema, que procura juntar às palavras do Rato a ideia da Alice enquanto acompanha a história.


As histórias da Alice sabem-se infantis e conhecêmo-las – pelo menos eu! – das animações da Disney. Mas quando eu soube que o senhor era matemático e lhe fui conhecendo pequenas passagens – em cadeiras da faculdade!!! –, ganhei um respeito diferente pela obra e fiquei com vontade de a ler na íntegra. Finalmente, foi uma das minhas compras da Feira do Livro do ano passado. Li-o, num misto de prazer e de observação. Diverti-me imenso com os enigmas, com as situações insólitas e com os diálogos aparentemente absurdos – diverti-me mesmo!!! Não é um livro de poemas, mas vai tendo uns quantos espalhados pela história, muitos remetendo para rimas e canções infantis. E, embalada que estava pelo post ali abaixo, decidi procurar um poema interessante, para, assim, juntar o convidado à Festa cá da casa.

Etiquetas: ,

Partilhar