terça-feira, março 27, 2007

Porto versus Lisboa [revistado]

Estive em Lisboa no passado fim-de-semana e, no sentido de aproveitar o tempo livre que iria ter, decidi espreitar a agenda cultural daí do sítio... Fiquei parva! A oferta era tanta que, eu acho que, se morasse em Lisboa, não fazia mais nada. Diz-me prontamente um amigo: "E tu moras no Porto! Imagina se morasses numa terrinha no meio de coisa nenhuma!..." Pois... tendo isso em conta não me posso queixar muito... Mas, o resto do país que me perdoe, mas vou ignorá-los por uns momentos...

Na área da música, e principalmente se não estivermos à procura dos grandes espetáculos comerciais, há por aqui boa programação regular, apesar de poder ser preciso alargar um bocadinho o raio de alcance. E a Casa da Música foi, de facto, uma "invenção" fantástica...

Mas no teatro (e na dança) a diferença é descomunal! A variedade e regularidade das peças por aí é dificil de se ver por cá. A multiplicidade de teatros (activos), as companhias residentes e as peças que permanecem em cena durante meses foi o que me saltou à vista nesta comparação...

Portanto, "gentes daí de baixo", façam o favor de aproveitar, sim?

Resta dizer que hoje é Dia Mundial do Teatro, e, portanto, o teatro anda à solta um pouco por todo o país - e muito por Lisboa ;)

Etiquetas: ,

Partilhar

17 Comments:

Blogger amok_she said...

Pois é, minha cara...mas experimenta fazer um pequeno exercício: pergunta a 10 pessoas de Lisboa quantas vezes foram ao teatro, por ex, nos últimos três meses?...ñ vale se forem pessoas ligadas ao teatro!;-)...depois faz o mesmo com a música...depois com visitas a museus...depois com entradas na Gulbenkian...e por aí fora...

...as coisas ficam sempre um pouco diferentes para quem está de visita...a disponibilidade é bem mais abrangente...depois, poucos são os felizardos q residem mesmo(!) em Lisboa e quando se entra em casa, depois dum dia de trabalho, pensar em pegar de novo no carro (ou nos transportes públicos, grrrr) e enfrentar filas, e procurar lugar de estacionamento e mesmo estando-se disposto a abdicar de jantar comendo qq coisita...lá se vai a pica toda com q se andou o dia todo para ir ver o tal espectaculo...

...por outro lado, ando há meses, mt mais q três, a tentar reunir disponibilidades dentro dum (pequeno!) grupo e já entrou peça e saiu peça e entrou outra(s) e ainda ñ conseguimos ir ver... nada!...às tantas opto por ir sózinha sob pena de perder as oportunidades...

terça-feira, março 27, 2007 9:48:00 da tarde  
Blogger menina-m said...

é verdade, isso. imagina o que senti quando saí desta pequena cidade de província para paris! era todos os dias coisas novas!
é certo que em território caseiro acomodamo-nos mais...mas sem oferta...acho que o porto está a ir, de facto, de mal a pior. sem gente cá a viver, com programas culturais manhosos...mesmo a nível de noite, lisboa tem muito do que o porto até chegou a ter mas só soube perder - o bairro alto sembre borbulhante não pode sequer ser cotejado com uma ribeira moribunda. e é pena.
no entanto, vai havendo pérolas escondidas. o porto tem muitos defeitos, mas encontrar o inesperado pode fazer dele muito mais fantástico!

terça-feira, março 27, 2007 10:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pois é cara Amok, nao interessa quem vai ver as coisas pois vai quem quer, o q interessa é ir! agora acho q so mm em portugal as pessoas estaoa espera de grupos para ir ver as coisas, tb ha muitas pessoas q vaoo sem grupos logo podes la fazer o teu em vez de esperar pelos caprichos dos teus amigos. quanto a viver em lx, isso implica sacrificios q depois dao origem a qualidade de vida. a casa é mais cara mas vive se mt melhor. por fim o facto de depois do trabalho se estar cansado!!! por amor de deus, quando se quer vai-se, nao se perde tempo a inventar desculpas.
para terminar e citando os meus amigos espanhois: ' en casa no passa nada!'
ve la se acordas e aproveitas a vida de lx, q é mt e muito boa. venham masi coisas q nos ( lisboetas ou nao) estamos ca para as viver( de autocarro, carro ou a pé)

terça-feira, março 27, 2007 11:47:00 da tarde  
Blogger amok_she said...

...caro stanley k., experimenta sair do emprego às 20h (isto se 'o chefe' ñ te pedir pra ficar a tratar de + qq coisa!) e ir a casa pra mudar de roupinha (nem é bem pla troca da roupinha, 'tas a ver né!?) e depois estares do outro lado da ponte às 21,30h à porta do teatro!, experimenta lá...sem ser duas vezes por ano q isso até eu q sou preguiçosa consigo...e isso pq o meu 'outro lado da ponte' até nem fica tão longe como isso, pq quem fica mais uns kms(zinhos) pra sul fica bem mais complicado...é q eu (e mais uns bons milhares) ñ temos horários de funcionario público...nem vivo dos rendimentos!:=>

...qt ao esperar plo grupo...às tantas nem é por mim q nc precisei de ninguém pra ir a lado nenhum q me interesse, mas às vezes dá-me assim na ideia pretender levar umas gajas a ver mais qq coisa q ñ sejam shoppings e gajos pátós...:=>

...qt aquela da qualidade de vida ñ entendi...referias-te a viver dentro de Lisboa??? puffffff... tirando o acesso rápido a determinados pontos e mesmo assim dependendo dos pontos e das horas q por vezes ainda chego eu primeiro vinda do lado de cá... fora isso bem prefiro aqui as minhas bandas mantendo Lisboa como ponto de fuga à rotina...é assim q gosto de Lisboa...

quarta-feira, março 28, 2007 12:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

cara amok a.k.a jesus christ!
-' trabalho para viver e nao vivo para trabalhar'
lamento q seja o teu patrao a decidir a tua vida, e q ela seja regida pelo teu emprego. mas cmg nao, e nao sou funcionario publico nem tenho horario sempre igual, mas oa contrario de ti tenho vida, e vivo por ela e nao para ela.

- ' nao pretendo mudar ninguem pq a mim ninguem me muda'
axo q as vezes devias olhar mais pro teu umbigo e nao tanto pro dos teus amigos, querer salva-los? dar-lhes cultura? querida tu é q andas a perder isso tudo. e sao eles q vao fazendo a sua vida e levando te de arrasto. so q ainda nao abris-tes os olhos para o ver!

' se a vida é uma auto-estrada eu vivo na nacional!'
como vejo para ti tempo é dinheiro!e a mim da me um prazer saber q vivo onde tu desanuvias, pois assim eu posso ir desanuviar para outros lados, assim sendo secalhar as minhas semanas sao tao boas pq vivo no relaxing point!!!
life is good in lx!!!!

quarta-feira, março 28, 2007 1:54:00 da manhã  
Blogger cristina said...

amok:
- Eu percebo que a predisposição é diferente; por aqui passa-se o mesmo. Mas sendo a oferta maior, facilita as coisas, não?... Quanto ao "arrastar" os outros, volto a perceber-te, mas quando se quer não se pode ficar eternamente à espera... Ultimamente tenho entrado numa de "eu vou! alguém quer vir?" ;)

mariana:
«o porto tem muitos defeitos, mas encontrar o inesperado pode fazer dele muito mais fantástico!»
- É! A escassez tem dessas coisas: a valorização do que existe. ;)

stanley:
«so mm em portugal as pessoas estao a espera de grupos para ir ver as coisas»
- Não estarás a exagerar um bocadinho?! «Só mesmo em Portugal»???!!! Tens de admitir que, geralmente, um programa em grupo é mais agradável do que sozinho. E quando se quer contagiar o grupo com novos comportamentos, esperar um bocadinho, pode ajudar. De resto, concordo (como já disse) que não se possa/deva esperar eternamente.
Quanto ao trabalho, cada um sabe da sua vida, do que QUER, mas também do que PODE fazer com ela... Um bocadinho de «sacrifício» a bem da «qualidade de vida» é recomendável e habitualmente recompensável, mas não podemos tomar o nosso estilo de vida como ideal ou mesmo possível para todos...

quarta-feira, março 28, 2007 9:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

cara cristina:
claro q ir em grupo pode ser mais divertido, mas se as pessoas se sociablizassem iam ver q nunca estamos sozinhos. pois eu estou para os outros como os outros estao para mim! quanto ao facto de achar q a minha vida é ideal, garanto q nao penso assim. por isso mm começo c a frase nao pretendo mudar ninguem..., mas em relaçao ao trabalho preocupo me apenas q nao seja a minha vida mas faça parte dela.
beijinhos e ate a proxima

quarta-feira, março 28, 2007 11:18:00 da tarde  
Blogger amok_she said...

«(...)ainda nao abris-tes os olhos para o ver!(...)»

...é pa, com esta é q me arrumaste!, só por isto vou continuar a esperar pelo(s) grupo(s); vou continuar a 'ir' se me apetecer, mesmo q o(s) grupo(s) ñ queira(m) 'vir'; vou continuar gostar de morar nos 'arrabaldes' para ter o prazer de revisitar Lisboa, a bela; vou continuar a falar pra geral e pla geral...e no fim vou continuar a arrepiar-me sempre q ouço e/ou leio 'abris-tes'; ouvis-tes; vis-tes'... coitado do k...' :=>

quinta-feira, março 29, 2007 1:14:00 da manhã  
Blogger amok_she said...

...e depois há aquela 'coisa' de também se gostar do trabalho q se faz, o q para muitos parece ser algo de extra-terrestre!!!...ora qd se gosta duma coisa, às vezes, deixa-se de fazer outras...umas vezes posso deixar de ir ao cinema pq prefiro ir ao teatro; como outras posso deixar de ir ao Pavilhão Atlântico pq prefiro ir à Gulbenkian; como outras, ainda, posso preferir ir ao pequeno auditório do CCB em vez de ir ouvir fado vadio...assim como outras vezes me apetece mt mais ficar em casa a teclar; ou ir pra uma esplanada ler, ou simplesmente ver quem passa...é td uma questão de momentos...de opções do momento...de estados d'alma do momento...enfim, de re-orientação de prioridades...

quinta-feira, março 29, 2007 1:26:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

cara Amok, peço desde ja desculpa pelos erros e agradeço o aviso, vivendo e aprendendo. caso verifiques mais erros estas a vontade para me avisar.

Quanto as queixas foste tu q as fizes-te ( tá certo?), tu é q lamentas te a tua vida e metes-te um sem numero de dificuldades, not me! quanto a agressividade do teu discurso, vou perdoar pq deve ser efeito do stress da ponte!!
eu por ca vou continuar a ver ou ouvir o q me der na real gana.
FASTER OR SLOW I LIKE THE DIRECTION Y GO... AND YOU???

quinta-feira, março 29, 2007 1:38:00 da manhã  
Blogger amok_she said...

...e há ainda(!) o impraticável, oh stanley, vou dar-te um exemplo:

- se eu quiser ir assistir a um espectaculo, à noite por ex., preciso sair direitinha do trabalho pra LX...depois a 'coisa' ñ acaba antes da uma da matina, mesmo q ñ opte por ir beber um copo e venha direitinha pra casa, se ñ for com o tal grupo, quer dizer q vou ter de regressar à banda de cá via transportes públicos - pq faço parte do grupo dos 'automovel-fóbicos'- como já ñ há transportes publicos, mesmo q os quisesse apanhar, lá terá de se apanhar um taxizinho e tu fazes ideia qt custa um taxizinho a essas horas???, pois mas eu digo-te pq é o q costumo fazer: pr'ai +ou- uns meros 30 euritos, dependendo do local de Lx onde o apanhe...ag junta-lhe mais uns 20 a 50 euritos dependendo do tipo de espectaculo...mais uns 10 a 15 euritos pra comer qq coisita (e se ñ comes bebes)...ora faz-lhe a conta!!!...e depois diz-me quantas vezes por mês se pode fazer isso pra quem ñ vive dos rendimentos...próprios ou dos papás!???...nem se anda nas várias modalidades do rapinanço!...se tiveres uma 'receita milagrosa' aqui a 'je' agradece desde já!:=>

quinta-feira, março 29, 2007 1:45:00 da manhã  
Blogger amok_she said...

uopsss...parece q estamos +ou- 'online'...pois aquilo q leste como lamentações minhas foi uma interpretação, tua, demasiado linear...eu até me posso dar por felizarda...daí o querer arrastar outros...estava apenas a dar uma panorâmica geral da coisa...é q faço parte da geração q prefere o nós ao eu...e olha q até sou bastante individualista, apesar disso...

...leste agressividade no meu 'discurso'??? tem piada...olha que tb a li no teu, embora uma agressividade algo feita de desconhecimento das várias realidades q te/nos rodeiam...

...e, continuando a correr o risco de continuares a achar-me agressiva, diria que...talvez fosse boa ideia usares algum desse tempo todo q dizes dispôr pra fazeres o q queres da tua vida para leres um pouco mais (ou talvez mt mais)...é q ñ tenho jeito nenhum pra prof de primária...alguns erros arrepiam-me (e eu tb os dou) é certo, mas...trabalhos me dessem se eu ag andava aqui a corrigir os erros (todos) dos outros!...havia de ser giro...então é q me cortavam o pio em todo o lado!!!:=>

quinta-feira, março 29, 2007 1:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

cara amouk, o teu problema de transportes tem soluçao, podes ficar em minha casa se precisares alguma vez. convem so avisares antes pq nao moro sozinho e posso tb nao estar por ca. quanto a leitura minha cara leio e mt te garanto e mesmo assim tenho tempo para o resto. quanto as entradas nos eventos tb podes dizer algo pq maioria das vezes tenho convites. quanto aos nos, sabes q as vezes prefiro os OUTROS, ja tive no teu lugar a tentar 'ajudar' os meus amigos, mas nao dá acabamos por ficarmos presos nos. por isso para o q seja dispoem. terei todo o prazer em fazer o q estiver ao meu alcance.
beijinhos
e verdade estamos mm online.

quinta-feira, março 29, 2007 2:29:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

depois da nao resposta da amok so me resta:

Stand up
you've got to manage
I won't sympathize anymore

And if you complain once more
you'll meet an army of me

You're alright
there's nothing wrong
self-sufficience please!
and get to work

And if you complain once more
you'll meet an army of me

You're on your own now
we won't save you
your rescue-squad is to exhausted

And if you complain once more
you'll meet an army of me

in bjork army of me

sexta-feira, março 30, 2007 5:05:00 da manhã  
Blogger cristina said...

amok e stanley:

Ignorando os regionalismos das margens, acho que o ponto do stanley é o excesso de desculpas que se arranjam para não se cultivar o espírito - concordo! Mas tens de admitir que ter convites e transporte é um ENORME elemento liberador...

O ponto da amok parece-me ser que algumas dessas "desculpas" são, de facto, impedimentos ou resultado de outras opções igualmente válidas - concordo! Mas querendo realmente, pode - quando se pode! - fazer-se uma alternância e gestão de forma a não nos ficarmos a lamentar eternamente...

sexta-feira, março 30, 2007 9:43:00 da manhã  
Blogger amok_she said...

...oh meu caro (e amabilíssimo!) stanley k...por todos os deuses do Olimpo!!!...longe de mim a desfeita de ignorar as tuas gentis ofertas!, mas...pois!, aconteceu q andei por Lisboa e, decididamente, noite em Lisboa não dá pra bloguices por mais noctívaga q eu seja...qt às ofertas, mt agradecida mas ñ precisamos chegar a tanto!, afinal o Seixal ñ é propriamento (ainda!) o Alem...tejo!;-)))...já qt aos convites(zinhos), bem... hummm...pois...ñ era q ñ fossem bem-vindos...;-)))

sexta-feira, março 30, 2007 10:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cara cristina, eu vim pra lx vindo de coimbra, logo os convites q tenho hoje em dia foram conseguindos a custa de saidas solitarias e de começar a interagir c as pessoas. dai vieram amizades q depois deram origem sempre a companhia e algumas vezes a convites.
querida amok, es lo q hay. espero q a sua noite tenha sido agradavel ca por lx. quanto ao resto fico me pela bjork
'It takes courage to enjoy it
the hardcore & the gentle
BIG TIME SENSUALITY'

sábado, março 31, 2007 1:51:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial