sexta-feira, março 30, 2007

Da Música

É dos livros: a música é a mais universal das artes. Universal porque é susceptível de ser percepcionada por todos, porque basta saber assobiar para criá-la, porque consegue expressar todos os matizes do espírito humano, porque não conhece fronteiras, línguas ou religiões. A música é, igualmente, individual. Uma mesma música é interpretada de maneira diferente de indivíduo para indivíduo, e cada um desses indivíduos pode dar diferentes exegeses à mesma música, normalmente por variações do tempo, do espaço e do estado de espírito, conduzindo a que aconteça um movimento curioso: uma canção é universal, por aquilo que atrás se aduziu. Quando é apropriada por uma pessoa, torna-se individual. Já «dentro» dessa pessoa, ela volta a tornar-se universal na medida em que pode tomar uma pluralidade de interpretações, não pela subjectividade óbvia de cada indivíduo, mas porque para um mesmo indivíduo, a mesmíssima música pode despertar uma miríade de emoções, no limite contrárias, devido às circunstâncias em que é escutada: a arte é a mais universal das músicas.

A música está para mim como as «madalenas» estavam para Marcel Proust. Cada vez que meto um disco a tocar, é uma viagem no tempo que faço. Recordo nitidamente situações, pessoas, momentos. As canções são cábulas da história da minha vida.
Ao longo da Festa Música (FM), fui falando daqueles que estão no topo da pirâmide dos meus gostos. Hoje, trago-vos aqui os que estão na base. A base da pirâmide é sempre mais larga. Como tal, tratarei de deixar apenas links, e dentro destes algumas dedicatórias a quem teve a amabilidade fazer referência à FM.
Para finalizar quero corrigir aqui uma injustiça que os dicionários de sinónimos cometem: música significa, essencialmente, amizade. E é com essa amizade que dedico este post n.º 3000 (e respectivo vídeo) do Geração Rasca ao André, à Cristina, à Nancy e à Leonor.
Pink Floyd, R E M, Radiohead, Manic Street Preachers, Oasis, Mão Morta, Andrew Bird, The White Stripes, The Killers, Interpol, Muse, Therapy?, Suede, Tchaikovsky, Within Temptation, Sisters of Mercy, Dead Can Dance, Dave Matthews, Patrick Wolf, The Animals, Placebo, The Who, Megadeth, David Bowie, e muitos muitos outros, entre os quais estes senhores que esta noite vão actuar exclusivamente para os meus colegas do GR:


Etiquetas: , ,

Partilhar

7 Comments:

Blogger cristina said...

Muito agradecida pela dedicatória conjunta. E já que temos vários seleccionados, posso escolher o meu? ;) Fico com o "Another brick in the wall". Pode ser? :)
[escolhido de entre os quatro primeiros da lista em edição]

sábado, março 31, 2007 1:33:00 da manhã  
Blogger NancyB said...

Também agradeço e entre os Smashing Pumpkins, Manic Street Preachers, Sisters of Mercy, Dead Can Dance, The Animals, David Bowie, é-me difícil, bastante difícil escolher.

sábado, março 31, 2007 10:37:00 da manhã  
Blogger cristina said...

Estou a ver que a lista cresceu... bastante! Como minha ignorância é mais que muita, tenho, de facto, de ouvir as músicas para poder saber quais são. Mas, com tanta coisa, vai demorar um bocado :) Vou no Tchaikovsky...

Quero acrescentar ao "Another brick in the wall" que disse ali em cima, o "Seven nation army". Pode ser?

[Olhando para o que me falta ouvir, eu ainda hei-de cá voltar :)]

domingo, abril 01, 2007 3:50:00 da manhã  
Blogger André Carvalho said...

Um abraço e eu fico com a banda do Dave Mustaine. :)

domingo, abril 01, 2007 9:38:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Cristina,
Podes escolher o que tu quiseres. São-te dedicadas ;)

Nancy,

Esse foi o meu problema: tinha tantas bandas na cabeça, e olhava aqui para o lado onde coloco os discos e tive de fazer escolhas. E é sempre chato fazer escolhas entre o que gostamos ;)

André,
Abraço, e, uma vez que não me parece que a Leonor vá escolher Megadeth, acho que não há problema em ficares com a banda de Mustaine ;)

segunda-feira, abril 02, 2007 9:23:00 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Gosto de quase-quase tudo o que seleccionaste ... Hoje, neste preciso momento, porém, a sequência que me assenta melhor começa com Interpol (que descobri há pouco mais de 1 ano) ... sigo com REM ... e termino com Radiohead ...


A música ... (também) é um estado de espírito!


Thanks!

terça-feira, abril 03, 2007 1:37:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Obrigada, Carlos, como sabem estive fora em semi-trabalho, por isso não pude agradecer devidamente esta dedicatória.
Beijos a todos

terça-feira, abril 03, 2007 10:49:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial