segunda-feira, janeiro 15, 2007

Caminhos & Atalhos

Foto: Jamey Stillings

Enquanto o governo continua a assegurar que estamos no bom caminho, o indicador da OCDE para Portugal recuou 0,1 pontos em Novembro; e o Eurostat divulgou os números relativos ao PIB na União Europeia no terceiro trimestre do ano, confirmando que Portugal teve o mais baixo crescimento homólogo da EU: 1,5% [muito abaixo da média europeia: 3,0%]. Ainda assim, a taxa de crescimento anual de 1,5% representa o melhor resultado da economia portuguesa nos últimos quatro trimestres.

Já hoje, o Instituto Nacional de Estatística revelou que a inflação média anual registada em Portugal em 2006 ficou nos 3,1 por cento [uma subida de 0,8 pontos percentuais face ao ano anterior] – o governo apontava para um aumento dos preços de 2,9 por cento. Como se já não bastasse tanto ímpeto reformista, agora é este que anda com a conversa da flexisegurança, que é como quem diz: a flexibilidade dos outros e a segurança deles.

Etiquetas: ,

Partilhar

6 Comments:

Blogger Unknown said...

"o Eurostat divulgou os números relativos ao PIB na União Europeia no terceiro trimestre do ano, confirmando que Portugal teve o mais baixo crescimento homólogo da EU: 1,5% [muito abaixo da média europeia: 3,0%]. Ainda assim, a taxa de crescimento anual de 1,5% representa o melhor resultado da economia portuguesa nos últimos quatro trimestres."

André eu não questiono que o governo Sócrates podia ter feito melhor.

O que eu acho é que há aqui responsabilidades do governo do Pedro Santana Lopes que entregou o país ao PS numa lástima. Depois daquele que foi o governo mais demagógico que o país viu depois da estabilização do regime democrático após o 25 de Abril.

Repara que eu não critico o governo de Durão Barroso, onde militava a Manuela Ferreira Leite que era uma pessoa dura mas duma integridade a toda a prova.

É grave que tu não assumas os erros do governo PSL, porque tu és uma pessoa inteligente, e eu esperava que não alinhasses com aquele tipo de demagogia e facilitismo.

terça-feira, janeiro 16, 2007 4:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Creio que pouca gente poderá criticar seriamente o PSL dado o curto prazo de governo que dirigiu. Quando se fala em porcaria, com consequências graves para Portugal, temos que considerar, antes de mais, o pantanoso Guterres e, já agora, o rapaz Sócrates que esconde a sua estupidez atrás do nome que usa.

terça-feira, janeiro 16, 2007 4:39:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Eu concordo com o anónimo, seja lá ele quem for, o segundo governo de António Guterres cometeu erros deploráveis, especialmente a aprovação dos famosos orçamentos limianos. É preciso também dizer que as organizações internacionais elogiam muito claramente a forma como a economia portuguesa foi administrada antes da adesão ao euro.

Quanto ao PSL acho que de facto é lamentável que não tenha ficado lá mais tempo, o governo dele foi um momento alto para os comediantes portugueses. E eu sou daqueles que lamentam sempre quando estas coisas acabam antes do tempo.

terça-feira, janeiro 16, 2007 9:02:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo,

Concordo com o que diz, excepto, com a parte da “estupidez” de Sócrates. Para não ser tão ofensivo, talvez empregasse antes a expressão “incompetência”.

Luís,

De comediante parece essa tua obstinação em queres imputar responsabilidades sobre a actual situação do país, à força, a PSL. Deixa lá o homem em paz, que nem tempo teve para aquecer o lugar. Se não fosse o Santana Lopes [e o Sampaio], o mais provável era o Sócrates estar sentado na bancada da oposição, a gritar indignado, com os ataques do governo de Direita aos direitos dos trabalhadores.

Abraço,

terça-feira, janeiro 16, 2007 10:51:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

André:

"Se não fosse o Santana Lopes [e o Sampaio], o mais provável era o Sócrates estar sentado na bancada da oposição"

Concordo que a incompetência do PSL fez muito para que o país aceitasse Sócrates sem ter que pensar duas vezes. Estamos de acordo neste aspecto.

No entanto a tua referência a Sampaio deixa-me curioso quererás tu dizer que Sampaio não devia ter dissolvido a assempbleia? É que pelo meu racicínio anterior isso só faria com que a vitória do PS fosse mais retumbante, mas com uma herança mais pesada.

Um abraço

terça-feira, janeiro 16, 2007 3:52:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro André Carvalho:

Tem toda a razão este Luís Oliveira é um comediante acabado.

Então não é que disse nas caixas de contários do 31 da armada que embora o Rodrigo Moita de Deus e o António Costa Amaral sejam gajos de direita têm piada e até conseguem por vezes ter razão.

Como diria o Carlos Carvalhas este Luís Oliveira faz pisca à esquerda e vira à direita, ou o contrário. Seria cómico se não fosse perigoso para os outros condutores.

Eu se fosse a ti não dava era mais trela a este gajo.

terça-feira, janeiro 16, 2007 4:03:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial