terça-feira, novembro 29, 2005

Sobre as uniões das esquerdas (e das direitas)

Partindo da premissa de que o facto de eu me "sentir de esquerda" (como expliquei no início) não leva a que necessariamente eu vote em partidos ou candidaturas de esquerda, vou fazer o meu comentário ao mais recente fragmento do André sobre a união da esquerda.
Neste momento falar da "união da esquerda" ou da "união da direita"´é falar de acordos políticos em que todas as partes envolvidas podem (teoricamente) beneficiar.
Durante o Estado Novo era sobretudo o PCP que defendia a união da esquerda. Era uma forma de sentir que chefiava todos aqueles que lutavam contra o salazarismo. Houve alturas em que era efectivamente o PCP quem dava as cartas, mas noutras alturas despontavam movimentos independentes anti-fascistas, que o PCP tentava naturalmente condicionar e controlar. Para além das ambições de poder do PCP, a clamar pela união, havia necessidades de união que partiam destes movimentos, pois nessa altura efectivamente todos lutavam pela mesma causa.
Com o 25 de Abril o PCP tentou não perder esse poder (e o 25 de Novembro é bem prova disso). Com a chegada ao poder do PS e depois com a bipolarização PS-PSD, a esquerda passou-se a unir à volta de quem tem mais poder, ou seja de quem é Governo. Por isso o PS passou a ser o congregador de vontades. Essa vontade é só uma: vontade de poder. Na direita acontece a mesma coisa: veja-se a coligação PSD-CDS.
Nesta altura de presidenciais, por mais que os candidatos se digam independentes, todos precisam de votos. Por isso apela-se à união da esquerda (até agora não há notícias desses apelos terem levado a algo) e à união da direita (veja-se o apoio de quase todo CDS a Cavaco Silva).
Tenho de concordar com o André que as diferenças entre o PS e o PSD são na prática mínimas. Eles têm a mesma base ideológica e se ainda tinham algumas diferenças, elas foram esbatidas pela alternância de poder (a tal bipolarização de que falei atrás). Isso leva a uma questão que eu mesma não consegui resolver ainda: onde começa a esquerda e onde começa a direita?
Partilhar