terça-feira, novembro 29, 2005

União da Esquerda (reloaded)

A expressão «união da esquerda» vem sendo ao longo dos anos comummente utilizada pelo PCP, e mais recentemente também pelo BE. Na prática, esta “união” não significa mais do que uma renúncia consentida destes dois partidos aos seus ideais, em detrimento de uns presumidos ideais de “esquerda” do PS.

Esporadicamente, o PS também recorre a esta expressão, e quando o faz, além de ficarmos todos a saber que algo vai mal no reino “socialista”, na prática constatamos que o PS está a contar que, pelo menos um destes dois partidos de esquerda, renuncie às suas aspirações em prejuízo dos interesses do PS. Nunca, em caso algum, os “socialistas” utilizam esta expressão considerando renunciar às suas conveniências.

Sempre considerei enigmática esta vassalagem dos partidos de esquerda ao PS, pois, por muito que tenham tentado, ainda ninguém me conseguiu convencer que o PS é de esquerda e que o PSD é de direita. A única diferença que encontro entre os dois partidos – para além das personalidades que os dirigem – é que o PS se auto-denomina de centro-esquerda, e o PSD de centro-direita.

Esta diferença de mera assunção denominativa, aparentemente, é ainda o motivo bastante para obstar a qualquer entendimento político mais abrangente em assuntos de interesse nacional que nada têm a ver com as ideologias em causa.
Partilhar