segunda-feira, maio 25, 2009

Grândolas - Laginha e Sassetti...

Recuando até ao mês passado, venho falar do meu concerto da noite de 24 de Abril - sim, porque, se há alturas do ano em que há (bons) concertos é em Abril! Fui, então, a Matosinhos ouvir o projecto "Grândolas" de Mário Laginha e Bernardo Sassetti.

Antes de qualquer apreciação artística, impõe-se uma imagem visual: dois pianos bem ajustados, de um lado Sassetti mergulhado nas teclas, corcovado sobre o piano com a cara tapada pelo cabelo, do outro Laginha alheado do teclado de olhos fechados e cabeça bem no ar. Tenho de confessar que me custou um bocado desligar o quadro que tinha à frente da imagem de dois autistas sentados ao piano...

Tocaram Zeca Afonso, trabalhando, com arranjos pessoais e divagações temáticas, sobre melodias conhecidas: "Os vampiros", "Venham mais cinco", "Um redondo vocábulo" - como eu gosto desta música! -, "Grândola". Apresentaram também originais seus. Alguns olhares de passagem e um sorriso numa improvisação inesperada (suponho!) foram a pouca transparência de uma cumplicidade introvertida. A palavra descontraída ao público revelou o prazer do trabalho conjunto, mas faltou(-me!) a imagem visual dessa tarefa conjunta que se perdia nas teclas de cada um...

Foi uma noite de Abril de íntimos diálogos sonoros...

[Grândolas toma vida novamente em Julho no Castelo de S. Jorge (Lisboa), dia 10 às 22h.]

imagem

Etiquetas: ,

Partilhar