sexta-feira, fevereiro 06, 2009

[In]justiça

Bom dia Tenente. Vinha aqui a passar à porta e não resisti a vir aqui fazer-lhe uma pergunta: o que é que alguém precisa de fazer para ser preso?
Neste momento vi claramente nos seus olhos que achou que eu estava a gozar mas respondeu simpaticamente: Cometer um crime...
Foi aí que lhe expliquei o motivo da minha visita. Na passada terça-feira uns tipos usaram um carro que tinham roubado em Benfica para fazer um assalto a uma ourivesaria em Mafra. A violência usada ficou bem patente nas montras que partiram, no facto de ameaçarem o proprietário com uma caçadeira de canos cerrados e pelas ameaças físicas que proferiram.
Foram capturados cerca de 30 minutos depois pela PSP de Odivelas depois de uma tentativa de fuga que terminou quando o carro roubado foi abalroado por um jipe da PSP.
Por uma questão de jurisdição, e pelo facto destes senhores terem já um cadastro recheado, foram ouvidos um dia depois no Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa.
Foi no momento em que lhe disse Foram soltos Tenente! que o militar percebeu a minha pergunta inicial.
Depois de roubarem um carro, assaltarem uma ourivesaria, usarem uma arma ilegal, ameaçarem a integridade física de várias pessoas, tentarem fugir às autoridades, e já terem cadastro, alguém no TIC achou que bastava mandá-los para casa com termo de identidade e residência, e a obrigatoriedade de apresentações periódicas nas esquadras da área de residência, aguardando assim julgamento em liberdade.
Foi nesse momento que também o militar da GNR à minha frente deixou de saber responder à minha pergunta: o que é que alguém precisa de fazer para ser preso?

Etiquetas:

Partilhar

1 Comments:

Blogger Carlos Afonso said...

Se foram uns fulanos presos ao pé/numa bomba de gasolina, pareciam já ter uma prática de levantarem as mãos e tirarem a camisa/camisola não fossem os polícias usarem inadvertidamente as suas armas.

Para ficarem detidos (presos só após julgamento) teriam de ser detidos em flagrante (e não à posteriori).

domingo, fevereiro 08, 2009 11:45:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial