segunda-feira, setembro 22, 2008

a propósito do dia de hoje...

[hoje é Dia Europeu Sem Carros]

No fim do passado mês de Agosto, lá fui eu à bicicletada do Porto. Uma participação pessoal mensalmente adiada, por incompatibilidades de agenda. Mas Agosto permitiu-me ir espreitar...
«O QUE É UMA BICICLETADA?
Uma Bicicletada é um passeio de bicicleta, patins, trotinetes, “skates” e afins pelas ruas da cidade para promover a qualidade de vida urbana.
«PARA QUE SERVEM AS BICICLETADAS?
· Divulgar e promover o uso da bicicleta e outros veículos não motorizados como meios de transporte viáveis;
· Criar condições favoráveis ao uso da bicicleta como meio de transporte – tornando as cidades mais hospitaleiras;
· Tornar mais ecológica e saudável a mobilidade urbana.

Chego aos Leões. Duas ou três bicicletas encostadas com outros tantos miúdos à conversa. Sento-me também em frente à fonte e aguardo. Vão chegando mais pessoas, habituées destas lides e vão-se fazendo as apresentações. O leque de idades abre-se bastante. Prendem-se panfletos informativos da iniciativa mensal e promotores da utilização diária da bicicleta. Trocam-se ideias sobre o caminho a percorrer: hoje vamos a Gaia! E, no meu humilde papel de visitante estreante, assusto-me com a perspectiva do caminho de regresso... Descer até ao rio não custa nada, mas na volta há-se ser preciso subir... Ante as minhas preocupações, acalmam-me com a garantia de que ninguém fica para trás, nem que seja preciso apear.

Fotografia da praxe e estamos de partida. Um passeio pelas ruas da cidade, dividido entre a intervenção e a divulgação. Palavras de ordem. Alguns panfletos. Pontuais provocações automobilísticas. Mas, maioritariamente, o marcar presença numa ocupação legítima do espaço da faixa de rodagem. Paragens junto ao rio para reagrupar os participantes e aproveitar a paisagem. Passagem do tabuleiro inferior da ponte de D.Luis. Mais alguns metros percorridos e há que começar a pensar em regressar. Medo... No entanto, e apesar de tudo, a assustadora Mouzinho da Silveira até deu para subir. Despeço-me no cimo da rua, rendida à estação do metro que me há-de levar de volta ao Campo Alegre... ao carro que, com a bicicleta dentro, me trará de novo a casa... - é triste, mas tem de ser...

E dizem eles:
Ande de bicicleta todos os dias...
Festeje uma vez por mês...

«ONDE SE REALIZAM?
As Bicicletadas realizam-se em Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e em mais cerca de 350 cidades de todo o mundo.
«QUANDO SE REALIZAM?
Em Portugal, as Bicicletadas realizam-se sempre na última sexta-feira de cada mês, às 18h/18h30, faça chuva ou faça sol.
Concentração :
- Aveiro - Praça Melo Freitas (perto do Rossio)
- Porto - Praça dos Leões
- Coimbra - Largo da Portagem, junto à estátua do Mata Frades
- Lisboa - Marquês Pombal, no início do Parque Eduardo VII

fotos / flyer [pdf]

Etiquetas: , ,

Partilhar

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu ate ia de patins... Mas há 2 coisas. Sou de Anadia, 30 km de distancia quer de aveiro quer de Coimbra. Teria de ir de comboio... (ainda tenho menos de 18, mas nao digas a ninguém) e acabo as aulas às 17h... E visto que começa às 18h... Na dá

2. Eu iria de patins, mas infelizmente algumas estradas estão cheias de buracos e outras ainda são de calçada ou paralelo... O que não dá jeito...

Contento-me com os passeios de sabado à tarde por vale da mó e Boialvo...

segunda-feira, setembro 22, 2008 8:24:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial