quarta-feira, setembro 17, 2008

O apogeu do neoliberalismo

Olhando para os EUA eu, neoliberal convicta, interpreto criativamente as falências e as intervenções estatais na economia.
Ora se os actores do mercado criaram oportunidades infindáveis de consumo, e as empresas competiram entre si, e a tecnologia inventou/a novas oportunidades de negócio, isto é como lucrar mais com cada vez menos gente, e os consumidores deixaram de ter dinheiro, pois não têm emprego, e as empresas do mercado livre perderam clientes, que tal organizarmos tudo isto de uma nova forma?
Bem, em primeiro lugar precisamos de comer a concorrência, e, em último recurso, fazer com que o estado a coma. Aliás é esse um argumento excelente em prole da defesa do estado mínimo, o estado só deve intervir quando estamos em risco da economia entrar em colapso e, consequentemente, exclusões e desordem social.
Entretanto o americano tranquilo chegará a uma conclusão brilhante: ah, já compreendi o que os génios da teoria económica neoliberal pretendem dizer quando defendem a intervenção estatal mínima. Qualquer coisa como mais do mesmo: o lucro de meia dúzia e o prejuízo de milhões, parece-me justo, é esse tipo de economia que eu, aliás, vou adoptar lá em casa.

A verdadeira essência do neoliberalismo é uma nuance humana em vias de extinção: o canibalismo.

Etiquetas: , ,

Partilhar

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Os últimos acontecimentos de falência(Lehman) e só não foi falência(AIG) porque o governo americano interviu, isto é, deu 80 milhões de dólares dos cidadãos norte-americanos (desprezo pelos contribuintes!), mostraram que ainda não há nenhum sistema perfeito.
Eu, qual Diógenes pelas ruas de Atenas procurando um homem, estou à espera que apareça algum economista de qualidade que crie o sistema perfeito, nem que seja numa manhã de nevoeiro.
De qualquer modo a NancyB assusta. Sendo uma neoliberal convicta e, afirmando que a verdadeira essência do neoliberalismo é o canibalismo, embora nuance humana em vias de extinção, é caso para fugir de si a sete pés!
Ou o seu apego ao neoliberalismo está em vias de extinção?

quinta-feira, setembro 18, 2008 12:26:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

O problema do liberalismo é que se pretende que os agentes económicos compitam uns com os outros tentando, a todo o custo que cada um ultrapasse todos os outros.
Mas, se um consegue isto e se torna monopolista ou quase, que horror, o monopólio é crime!

quinta-feira, setembro 18, 2008 12:30:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial