segunda-feira, junho 23, 2008

há senhoras na sala...

No Puorto, para além do sutuaque, da pronúncia e afins, há um outro ponto bastante característico que é a dibersificaçom dos sinais de pontuaçom. As bírgulas e os pontos ganhom som e discorrem de forma natural no discurso falado por meio de tudo o que é palabrom. Num é insulto, nem má criaçom, é apenas um bernáculo particular.

E isto bem a propósito da dibulgaçom do DBD da peça Bai no Batalha!, do Teatro de Marionetas do Puorto, que, apresentado em 1993, passaba em rebista a realidade social, cultural e política do Puorto e do país. E porque bem isto a propósito?... Espreitem no YouTube a cena do Fredo Brilhantinas [1a parte] [2a parte] que queria obter na “cambra municipal do puerto a licença de arrumbador de biaturas ligeiras” e já bom perceber...

Os senhores do TMP adbertem: a crítica a este espectáculo, publicada no jornal Público, da autoria de Manuel Juom Gomes, intitulaba-se “Os bonecos mais malcriados do mundo” e dizia entre outras coisas: “Bai no Batalha!” é, acima de tudo, a linguagem forte, cum mais obscenidades por minuto do que todas as rebistas do Parque Mayer tiberom nos últimos anos. Por isso, se é susceptíbel, aconselhamos que num beija.


Bom Som Juom para tuodos !carago!


O DBD (duplo) está à benda no Teatro de Marionetas do Puorto - na sede, por telefone ou e-mail -; custa 15€ e a sua benda num tem intuitos comerciais, destinando-se apenas a dibulgar a actividade do TMP.

Etiquetas: ,

Partilhar

3 Comments:

Blogger Carlota said...

Ó Cristina, eu acho que teria bastante graça se tu passasses a escrever sempre assim!
;)

terça-feira, junho 24, 2008 2:37:00 da tarde  
Blogger p said...

assim é complicado... ;)

terça-feira, junho 24, 2008 3:39:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Escreber sempre assim?! Num percebo... Assim cumo? =) Estás a querer insinuare alguma coisa?... Bai-se a ber e ainda me bais dizere que num é assim que se escrebe...

terça-feira, junho 24, 2008 4:25:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial