sábado, março 22, 2008

Alguns filmes dos setentas vistos nos oitentas, noventas e por aí fora…

Memórias alinhavadas dos setentas

Aos quinze anos a primeira televisão. Diversões antes Tv: jogo do prego, macaca, elástico, mamã dá licença, brincadeiras de rapazes e raparigas, entre um rachar de cabeça inocente, uns mergulhos fortuitos no Mondego, calças da moda, música, clube de fãs - muito restrito - do Art Sullivan, felicidade e um profundo desconhecimento da lógica de funcionamento do mundo dos adultos.
Como as minhas idas ao cinema, na época, foram nulas, a filmografia básica desta época foi devorada uns anos mais tarde. Exemplos:

Laranja Mecânica, 1971, de Stanley Kubrik, Malcolm McDowell interpreta o tétrico Alex, o actor britânico teria sido tão perfeito n’O Inadaptado de Flannery O’Connor?

“’Jesus foi o único que alguma vez ressuscitou os mortos’, continuou O Inadaptado, ‘e não devia tê-lo feito. Desequilibrou tudo. Se Ele fez o que dizem que fez, então não nos restaria mais nada senão largarmos tudo para O seguirmos, e se não fez, então não há nada que possamos fazer senão apreciar os momentos que nos restam da melhor maneira possível – matando uma pessoa ou incendiando-lhe a casa ou fazendo qualquer outra coisa má. Sem prazer mas com maldade’, disse ele, e a sua voz tornou-se quase um rosnido.

(…)

‘Era uma grande faladora, não era?’, perguntou Bobby Lee escorregando ao longo da barreira com um grito de cowboy.

‘Teria sido uma boa mulher’, disse O Inadaptado, ‘se estivesse estado lá alguém para a matar em cada minuto da vida dela’.

‘Grande programa!’, disse Bobby Lee.

‘Cala-te, Bobby Lee’, disse O Inadaptado. ‘Não há verdadeiros prazeres na vida.’”, p. 25-26.

O’CONNOR, Flannery, Um Bom Homem é Difícil de Encontrar (2006). Lisboa: Cavalo de Ferro

Alguns anos mais tarde a equipa maravilha de um mundial era apelidada de «Laranja Mecânica». Alguém se lembra do país que representava tal selecção?

Etiquetas: ,

Partilhar

3 Comments:

Blogger Hélder Franco said...

Obviamente que sim cara NancyB. :)

Boa Páscoa para todos.

sábado, março 22, 2008 2:35:00 da tarde  
Blogger VeraC said...

Boa Páscoa Helder.

domingo, março 23, 2008 12:04:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Eu arriscava dizer que a selecção é mais conhecida que o filme...

quarta-feira, março 26, 2008 3:22:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial