querido pai natal
A RTP tem um programa da autoria de Guilherme Leite chamado «Querido Pai Natal». Saltando de escola em escola pelos caminhos do Portugal profundo, o Professor Natalino (Luis Aleluia) recebe as cartas das crianças ao Pai Natal. Passado uns tempos, Guilherme Leite visita a sala de aula e prepara a entrada do Pai Natal (o velhinho das barbas brancas...), que traz consigo um saco gigante da Toys'r'us com os presentes para as crianças das cartas.
O pseudo-objectivo desta iniciativa é mostrar que o Pai Natal existe. E esta demonstração não pretende ser simbólica ou valorativa, a ideia é mesmo fazer com que as crianças acreditem e façam acreditar que o tal do senhor gorducho das barbas brancas existe. Não acho nada bem! É que o programa chega a menosprezar aqueles que não acreditam, fazendo passar a ideia de que, claramente, quem não acredita não sabe o que diz.
Em resumo, a declaração pública (pseudo-séria!), explicita e incentivada de que o Pai Natal como entidade física existe, não me parece correcta! Também não digo que se deva negar pública e explicitamente de forma incentivada... Mas há aí algures um meio termo. Há a ideia, os valores, o dar e receber, a alegria, a partilha,... E se querem mesmo fazer transparecer a ideia de que o tal das barbas existe, façam-no com passeios, aparições e presentes distribuidos. Não é preciso o discurso público!!! de apologia da ilusão e muito menos depreciativo do seu contrário.
imagem
Etiquetas: As coisas que se dizem, RTP, Televisão
5 Comments:
eu só acho que o programa é uma nítida campanha publicitária... Toys'r'us! ;)
Eu venho só deixar os meus votos de um Feliz Natal para todos.
É apenas mais uma campanha com conotações comerciais...
Em relação ao pai natal, é uma pena que se tenha deturpado a verdadeira mensagem original.
Abraço
apoiado cristina.
em tudo de acordo contigo
fábula:
Se fosse só isso, não era tão mau!
june:
Agradecida, em nome da casa, e votos de Boas Festas para ti também.
faria:
É, pois é... E pior ainda é que se continue a fazê-lo!
bruno:
Sinto-me acompanhada! :)
Enviar um comentário
Voltar à Página Inicial