sexta-feira, novembro 16, 2007

Os não-praticantes

Numa coisa o Papa Ratzinger [como gosto de lhe chamar] tem toda a razão. Só se devem declarar católicos aqueles [escassos] que acreditam e praticam o catolicismo no seu dia-a-dia. Esta coisa [muito portuguesa] de andarmos sempre a dizer que somos e acreditamos numa coisa mas não a praticamos não tem qualquer lógica. A não ser que queiramos reduzir o catolicismo ao simples sacramento baptismal; tal como o “nosso” primeiro-ministro vem reduzindo o socialismo à compra na FNAC de um ou dois livros de Karl Marx para ornamentar uma prateleira mais vazia lá do escritório.

Etiquetas: ,

Partilhar

3 Comments:

Blogger Hélder Franco said...

Caro sportinguista e sofredor... eu cá estou pronto para ser preso, desconfio até que seria dos primeiros, ainda assim estou cá desconfiado que o "Watergate" já há muito suplantou o Marx no processo de aprendizagem do "nosso" primeiro.

sexta-feira, novembro 16, 2007 11:56:00 da tarde  
Blogger cristina said...

André:
Confesso que estava um bocado a leste dessas polémicas declarações do Papa, mas, dentro do que percebi, não acho a tua comparação adequada...

A minha ideia de católico não praticante é aquele que acredita nos princípios mas que não sente necessidade/obrigação dos rituais... Um bocado como o socialista que não corre à FNAC a comprar todas os textos de Marx... Ou seja, exactamente o contrário do que disseste.

Não sei se a questão estará na etimologia da palavra «praticante»... Nestes contextos, o «praticante», para mim, não é propriamente aquele que põe em prática o que defende - esse é o católico por si só. O «praticante» tem, para mim, habitualmente o sentido de seguidor de normas. Portanto, é-se católico por se acreditar em determinados princípios, por se defender determinados valores e não por se saber cantar a bíblia ou ir à missa todos os dias. Não estou a dizer que isso é mau, mas apenas que nem todos sentem necessidade de o fazer.

[O socialista segue com as devidas adaptações... Para me dizer socialista não tenho de coleccionar livros de Marx... ou tenho?...]

sábado, novembro 17, 2007 2:42:00 da manhã  
Blogger Carlos Malmoro said...

Se ele souber quem é Karl Marx ;)

sábado, novembro 17, 2007 3:34:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial