quarta-feira, outubro 24, 2007

uma valsa???!!!...

A RTP1 exibe aos domingos, depois de jantar, a série «Conta-me como foi». Narrada por Carlitos, o filho mais novo da família Lopes, mostra-nos a vida de uma família no Portugal de 60/70. Confesso que as cores mortiças da imagem me afastavam a curiosidade, que, ainda assim, o elenco teimava em não me fazer esquecer... Um dia hei-de ver aquilo com olhos de ver!... E assim foi. Nos últimos tempos tenho acompanhado a série e tenho gostado.

O que me traz aqui hoje é uma cena divertida do episódio deste fim-de-semana. Toni, o filho do meio, está no primeiro ano do curso de Direito e começa a tomar contacto com ideias e ideais que desconhecia por completo. Os alertas para uma nova realidade são-lhe apresentados por Helena, uma colega "especial", que é forte dinamizadora do movimento estudantil. Mas quero eu chegar ao momento em que, estando os dois na sala, Helena põe a tocar uma música em francês...

- Conheces?... Sabes o que é?...

- Não... Mas... é uma valsa, acho eu...

Helena ri-se, acede ao ingénuo esforço de Toni, dançam um pouco os dois e esclarece:

- Acho que sim, que podemos dizer que é uma valsa, mas acho que Marx não ia gostar muito de ouvir isso dito dessa forma. É uma valsa muito especial, é «A Internacional»...


O diálogo está adaptado de memória, mas foi qualquer coisa parecida. Uma valsa???!!! Ideologias à parte aquilo é uma marcha, certo?! Quanto ao Marx... Eu, se fosse a eles, preocupava-me era com a Odete! Há uns tempos recusou-se a dançar uma valsa no «Dança Comigo» por ser demasiado burgesa... Nem sei bem o que a senhora faria se os visse "valsear" «A Internacional»...

Etiquetas: , , , , ,

Partilhar

2 Comments:

Blogger G said...

Excelente série!
Vale a pena ver. Dá-nos bem a ideia do que era viver antes de Abril de 1974. E com humor!

Abraço!

quinta-feira, outubro 25, 2007 9:44:00 da manhã  
Blogger cristina said...

g:
Foi isso que descobri, quando, finalmente, me propus a vê-la! :)

sexta-feira, outubro 26, 2007 12:04:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial