quarta-feira, outubro 10, 2007

Os "oitenta"

Advertência: este post só será inteiramente entendido pelo grupo etário 30/45
Se há uma característica genérica à música dos anos 80 é que ela tinha sempre algo de muito bom e algo de muito mau. Comecemos pelo mau. O excessivo uso de sintetizadores/electrónica: havia grupos que tinham guitarras eléctricas, normais, mas que faziam questão de pôr os sintetizadores, normalmente com dois ou três pisos, alinhados em L, a fazer os sons da mesma guitarra. E depois, já se sabe, vinha aquele som que parecia que o amplificador da guitarra estava abafado dentro de água aos soluços. Os telediscos eram inundados por um êxtase cromático, berrante, no limiar da alucinação, as mulheres usavam sempre franjinha e dançavam de forma estranha, para não dizer mesmo muito mal, e os homens cantavam em falsete e muito mal dançavam. Ambos vestiam-se como, vamos ser meiguinhos, broncos: homens com jeans apertados e camisas de alças, mulheres com blusões de couro sobre blusas brancas com os necessários botões desapertados para se vislumbrar uma centelha das...bem, o caro leitor sabe do que falo.
Depois a parte boa. A música, a despeito da electrónica, era sempre baseada numa linha melódica forte, que entrava facilmente no ouvido, e tinha bons beats, que dava para a pista de dança. Aliás, esta característica, a presença de um beat forte que dê para a disco, está a ser recuperada pelas bandas de pop/rock emergentes, de onde destaco os Bloc Party, para tornearem a dificuldade que o instrumento rei do rock, a guitarra, tem em conseguir um bom ritmo. Mas voltemos aos 80's. As letras: gostava, e gosto, de muitas das letras dessa época. Têm um travo agridoce, uma melancolia suave e uma nostalgia assumida que as tornam inesquecíveis. Exemplifico com o "Forever Young" dos Alphaville, o "Hunting High and Low", dos Ah-a, "True Faith", dos New Order (no video abaixo, uma das minhas favoritas).
Se retirarmos algum kitsch, a encenação com demasiado pathos ou o modo como certos arranjos eram feitos, com mais tecnologia do que uma central nuclear, e nos basearmos no essencial da música - a melodia, o ritmo e a letra - os anos oitenta foram excelentes. Basta ter ouvido para escutar para além do sintetizador.
PS: Uma confissão: este post foi feito muito "por culpa" de um blogger chamado "Tarzanboy", que mantém um blog com a bonita idade de quatro anos, onde se dedica a saber por onde andam hoje os heróis musicais dos anos oitenta. É muito bem escrito, actualizado com bastante regularidade, e tem aquela pontinha de humor que cai bem em qualquer texto. Convido-vos a visitá-lo no dear 80's.

Etiquetas:

Partilhar

3 Comments:

Blogger cristina said...

Não tendo "capacidade" para entender o post :) decidi espreiter o vídeo...

Ya, meu, roupas muita doidas, mas curti bué a cena dos estalos e os Power Rangers saltitantes. :D

quinta-feira, outubro 11, 2007 1:01:00 da manhã  
Blogger VeraC said...

Infelizmente tenho capacidade para entender o teu post. O uso e abuso dos sintetizadores era gritante, mas os exemplos q citas considero-os bons. Tb por lá imperavam bandas femininas como Bananarama, umas americanas q não lembro o nome, a Blondie, etc, isto na pop, pq na alternativa os clássicos são intemporais (Joy Divison, por exemplo). Já ouviste a nova roupagem dos Nouvelle Vague? É uma extravagância impertinente mas não deixa de ser curiosa...

quinta-feira, outubro 11, 2007 9:07:00 da manhã  
Blogger Carlos Malmoro said...

Cristina,
É claro que percebes. Basta ouvires para além do sintetizador ;)


Nancy,
Eu não digo que "infelizmente" tenho idade para compreender o post, porque sou um rapazinho que se orgulha muito da sua idade ;). Já ouvi a nova roupagem, mas apenas para a canção Blue Monday. E até acho que é uma roupinha que lhe assenta muito bem ;)

Beijocas a «ambas as duas»

domingo, outubro 14, 2007 2:34:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial