terça-feira, julho 10, 2007

Leituras ao vento

Caro Pedro, revelar as minhas últimas cinco leituras é um prazer, que seria infinitamente maior se elas fossem verdadeiramente de Verão. Aqui ficam por ordem de leitura:
James Lins, Um Playboy que não deu certo de Mário Prata. Uma história bem divertida onde Mário Prata surge como autor, escritor e personagem, que algures a meio do livro se desentende com a personagem que cria, James Lins.
Quem me dera ser Onda de Manuel Rui. Um porco que usa auricular, come comida de Hotel e vive num sétimo andar em Luanda. Para saber mais, façam o favor de ler.
Morte em Veneza de Thomas Mann. A certeza reiterada de que há livros para os quais uma leitura apenas é insuficiente. Tê-lo-ei lido há umas duas décadas e agora que a ele regressei, fiquei enleada no amor platónico do crepuscular Aschenbach pelo jovem Tadzio, o espírito apolínio da beleza descrita e o impulso quase dionisíaco pelo objecto desejado com a Sereníssima em pano de fundo.
Passageiros em Trânsito de José Eduardo Agualusa. Contos com sabor a outras latitudes mais a Sul. Sempre o apelo da partida e a sensação de inquietude.
Ich bin kein Berliner de Wladimir Kaminer. Um guia de viagem alternativo à cidade de Berlim, onde curiosamente Lisboa surge. Kaminer mantém o olhar distanciado da cidade que o acolheu há década e meia e observa os berlinenses nessa mesma distância. Curioso e divertido.
A complementar a prosa, a poesia de Ondjaki e de Arnaldo Antunes.

E agora passo o testemunho aos meus co-bloggers. Cristina, André e Carlos, contem-nos que lêem. O mesmo repto lanço à Tati e ao James Stuart.

Imagem: Fernando Botero, Mujer leyendo.

Etiquetas:

Partilhar

7 Comments:

Blogger Pitucha said...

O livro que mencionas do Manuel Rui é divinal, não achas?
Eu adorei!
Beijos

terça-feira, julho 10, 2007 7:52:00 da manhã  
Blogger cristina said...

Eu?!!! Leituras?!!! Daquelas que se lêem?... A agenda cultural não conta, pois não?... E os livrinhos dos CD's se calhar também não... Então eu vou até ali ler um bocadinho e já volto! - mas não estranhes se eu demorar :) Não é má vontade, é só falta de tempo - eu sei, eu sei, é uma desculpa esfarrapada... mas o farrapo é muito grande! :)

terça-feira, julho 10, 2007 9:06:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

Bola! Já me roubaste um vítima ...

terça-feira, julho 10, 2007 9:07:00 da manhã  
Blogger LeonorBarros said...

Pitucha,
Eu adorei o livro! Fiquei a pensar no Carnaval da Vitória muito depois de ter fechado o livro.
Beijos

Cristina,
Isso não conta, se contassse eu tinha de incluir aqui a Dica da Semana do Lidl e os rótulos dos iogurtes. ;-)

terça-feira, julho 10, 2007 9:08:00 da manhã  
Blogger cristina said...

:) Era o que eu temia...

E há problema se, para arranjar cinco leituras, eu tiver de abranger cinco anos?... :( É triste, pois é?... Mas fica descansada que vou pensar no teu desafio com carinho. :)

terça-feira, julho 10, 2007 6:12:00 da tarde  
Blogger Pedro Correia said...

Muito bem.

quarta-feira, julho 11, 2007 2:11:00 da tarde  
Blogger LeonorBarros said...

Ó rapariga, não podes continuar assim, tens de ler umas coisinhas para adoçar a exactidão dos números :-)

quarta-feira, julho 11, 2007 5:50:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial