quinta-feira, junho 21, 2007

Questões metafísicas

"o Y é sem dúvida o blogue que debita mais lugares-comuns por metro quadrado. Um verdadeiro must!"

Esta afirmação de um anónimo, relança questões curiosas, daí considerar muito mais pertinentes os blogues que permitem comentários anónimos. Um comentário que se refugia numa expressão comum (lugares-comuns) para analisar um blogue, pretende dizer-nos que não gosta do que lê aparentando uma certa objectividade, a frase, em si mesma, pode ser encarada como tal, para tal argumentaremos também, muito jocosamente, avaliar a escrita de alguém com uma representação escrita semelhante àquilo que simboliza o que eu vejo de negativo no outro, também não deixa de ser simpático; contudo tal afirmação também poderá revelar uma inteligência irónica muito acutilante, criticar a escrita do outro indo naquele sentido e ironizando sobre a própria vulgaridade da crítica, por exemplo.
O interessante da comunicação é que a interpretação de uma determinada afirmação revela bem mais de mim do que eu pretenderia, bem como do seu autor.
A literatura sobre comunicação escrita aponta o caminho na direcção de todos contribuirmos para a criação das regras de comunicação na internet, isto é, criar uma espécie de protocolo, etiqueta de comunicação, quando "falamos" por escrito, na Internet, com alguém.
Estaremos dispostos a isso?
Ou teremos de aprender a interpretar os outros retirando a nossa carga cultural, os preconceitos, a educação e, fundamentalmente, a emoção, encolhermos os ombros e seguirmos em frente?
Apesar de, certos teóricos comunicacionais apontarem nos dois sentidos anteriores, alguns recusam-se a aceitar a emoção como uma espécie de revelação da personalidade do ser humano e da sua necessidade de "explosão" exterior, através da comunicação.
Quando leio escritos sobre a bondade, a virtude, aprecio a argumentação do autor, sorrio, e sigo em frente.
Enfim, há várias maneiras de nos auto-enganarmos e pressupor que o ser humano é apenas a preto e branco, é uma teoria muito interessante, mas nada mais que isso.

Perguntas cuja discussão poderia ser relevante:
O que é um blogue que debita lugares comuns?
O que é um lugar-comum?
O que é a ironia?
O que é um insulto?

Mas, para discutir sobre o que quer que seja, deveríamos ouvir/ler os outros e tanto aqui (mundo virtual) como lá fora (mundo real) o exercício é mais ao contrário, um desperdício.

ilustração

Etiquetas: ,

Partilhar

5 Comments:

Blogger Nelson Reprezas said...

Vou aqui meter uma colherada pequenina.
Vir ao blogue "A" dizer que o blogue "B" eh o blog que debita mais lugares comuns eh, em si, um lugar comum. Nao vale sequer um comentario de resposta. Eu acho que as pessoas deviam dizer estas coisas directamente nos lugares adequados, ou seja, o "enfadado" com os lugares comuns debitados pelo blog B devia ir la mesmo ao local proprio e dizer: - Olhe, a proposito de um post que li no Geraçao Rasca quero dizer-lhe que voce debita resmas de lugares comuns. Ja agora aproveito para lhe dizer que nunca a vi mais gorda mas embirro com o seu penteado ou qualquer coisa assim no genero.
Uma vez um anonimo veio ao meu blog insultar a Rititi. Apaguei-lhe de imediato o comentario e sugeri-lhe que a insultasse no local proprio. Porque isto da liberdade eh um bem precioso mas eh para quem sabe usa-la. E saber usa-la significa, no minimo, olhar de frente para as pessoas.
Dito isto, como diz o prof Marcelo, vou-me embora... :)
Aproveito para dizer que este post e a reflexao que faz sobre os lugares comuns que o vosso anonimo nao gosta estah excelente.
:))

quinta-feira, junho 21, 2007 2:51:00 da tarde  
Blogger amok_she said...

Já tinha prometido, a mim mesma, criar juizo e deixar-me destas coisas...andar a martelar nas mesmas teclas há dez anos...cansa!, mas...

Continua a fazer-me muitas cócegas tanto enxofranço com a figura de 'anónimo'...por acaso, se o dito 'anónimo' tivesse escrito Lídia Oliveira, era menos anónimo por isso???...isto, claro, para os milhões q ñ sabem quem é a Lídia Oliveira...as poucas dezenas - no planeta inteiro! - q sabem ñ contam!:=»...oh gentes, aqui somos todos anónimos, porra![até os q tanto fazem para sair do anonimato!:=»]...haja pachorra para tanta...castidade!

quinta-feira, junho 21, 2007 7:13:00 da tarde  
Blogger NancyB said...

Espumante,
Agradeço a sua contribuição para a questão.

Amok_she,
eu compreendo mto bem o q queres dizer e concordo em substância, mas penso q poderá ser pertinente a questão seguinte: chegar aqui, assumir a identidade anónima e ter um blogue aqui ao lado.

quinta-feira, junho 21, 2007 9:59:00 da tarde  
Blogger cristina said...

espumante:
É claro que quando temos algo a dizer sobre alguém o devemos dizer directamente. No entanto, quando isso não é feito há que distinguir duas coisas o conteúdo e o contexto. O conteúdo, porque nem todas as opiniões são insultosas e o contexto porque nem todas as observações são despropositadas...

amok:
O anonimato blogosférico tem mais que ver com uma constância, uma contextualização, do que com um nome próprio ou um conhecimento pessoal. Se o "anónimo" tem blog, ou se é "cliente" habitual da blogosfera, sempre permite um enquadramento de algumas posições. Quando é apenas uma visita ocasional sem outro local onde escrever é, realmente, indiferente ser "anónimo" ou "lídia oliveira".

nancy:
Gostando eu de ouvir/ler os outros, tanto aqui como lá fora, vou-me propor ao exercício sobre o assunto:
- Um blogue que debita lugares-comuns é um blogue que não acrescenta nada de novo, que se limita a escrever aquilo que todos sabem, sem a construção de uma opinião própria.
- Um lugar-comum é uma argumentação trivial, usada demasiadas vezes e já conhecida por todos.
- Ironia é um modo jocoso de dizer as coisas, transmitindo ideias certas por palavras erradas.
- Insulto é um ataque, uma opinião depreciativa direccionada com o objectivo de denegrir a imagem do outro.

--Mas isto, claro, é apenas a minha modesta opinião (com a colaboração dos amigos da priberam)...

sábado, junho 23, 2007 3:26:00 da tarde  
Blogger amok_she said...

Sou capaz de entender algumas posições, mas...continuo na minha!, as pessoas pesam - no(s) meu(s) conceito(s) - apenas se e qd eu deixo!, ora como será fácil de entender alguém com quem ñ tenho qq tipo de laço - mesmo se virtual! - ñ tem o poder de me ofender...anónimo, ou identificado!

Em todo o caso acho absolutamente ridiculo q alguém se sinta ofendido com algo escrito duma forma anónima...e tão vago como foi o caso q deu origem a esta questão, aqui e agora...

domingo, junho 24, 2007 7:15:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial