quinta-feira, junho 14, 2007

Balanço de competências III

Uma forma um tanto ou quanto mais competente de manifestar discordância sobre isto lido aqui, teria sido manifestar discordância sobre, sem envolver juízos de valor. A forma como é abordada a questão poderá gerar interpretações do género: agredir uma figura conhecida, uma forma perniciosa de demonstrar um dos pecados capitais mais pesticidas da vida real e virtual: a inveja.
Ora uma das competências desejáveis para um blogger deverá ser:
- capacidade de manifestar discordância de uma forma objectiva, factual e racional.
Assim deveria escrever-se qualquer coisa como: "achincalhar" publicamente alguém, para mim, equivale a falta de educação e respeito pelo próximo.
Mas pergunta mpr com muita pertinência:
"O humor é então falta de educação?" - mpr pretende sugerir que o humor não deve ter entraves, afirmação com a qual eu concordo em teoria.
Outra das leituras possíveis ao que se escreveu, complementando a expressão anterior:
- um blogger para além de dever saber manifestar discordância de uma forma objectiva, factual e racional, deverá argumentar de uma forma clara, isto é explicando de uma forma objectiva as razões que o levam a tal conclusão.
É óbvio que estou a falar de bloggers que manifestam preocupação com o assunto, uma vez que me parece muito interessante, a todos os níveis, algumas competências que o "blogar" desenvolve:
- comunicação escrita;
- auto-avaliação;
- aprender a lidar com as emoções - "A expressão da emoção é fácil – o complicado é saber expressá-la de uma forma equilibrada" (Manual de Balanço de Competências, Ana Silva);
- compreender que a forma de resolver más disposições, não passa decididamente por desancar no próximo, aqui não resisto à frase de Aristóteles: "Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na justa medida, no momento certo, pela razão certa e da maneira certa – isso não é fácil."
Assim, conclui-se, muito claramente, que a forma de argumentação utilizada foi claramente deficiente, porque:
- permite interpretações erradas sobre o que se pretendeu dizer;
- revela índices elevados de argumentação emocional, indesejáveis para quem pretende expor algo com clareza, objectividade e concisão.
Então o que deveria ter sido dito?
Tenho uma certa limitação pessoal em achar piada ao "achincalhamento" em público de alguém que, à partida, não terá possibilidade de se defender, independentemente da pessoa em causa. As pessoas, de uma maneira geral, deverão ou não ser dignas de respeito e gentileza? Poderá perguntar-se:
- então um assassino, um pedófilo, um psicopata, também é digno de?
Ponto fulcral e razão pela qual o ser humano é um ser sempre em vias de. Esse tipo de crença, para mim, é uma "falsa" crença, pois este tipo particular de ser humano não deveria ser digno de.
Porque é uma "falsa" crença?
Colocando-me no papel de Paris Hilton, imagino-me a ser alvo de, manifestando uma incapacidade notória em perceber que o humor é uma forma de dizer algumas verdades de uma forma frontal. Tal em termos pessoais poderá até ser bastante interessante?
Engulo em seco e em nome da honestidade intelectual não dou uma cambalhota argumentativa, manifestando agora concordância com, apesar de considerar interessante a capacidade que o homem tem de se auto-avaliar. Perante muitas das nossas emoções, que geram afirmações, concluo que no campo das relações humanas o caminho a percorrer ainda é longo.

Nota final:
Os "posts" Balanço de Competências I,II e III, não fizeram parte de nenhuma estratégia. O primeiro sugeriu os posteriores de uma forma espontânea, ao mesmo tempo que se pretendeu abordar, de uma certa forma, o tema em causa.

Imagem

Etiquetas: ,

Partilhar

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

(bocejo)

sexta-feira, junho 15, 2007 2:04:00 da manhã  
Blogger NancyB said...

Caro anónimo,
um bocejo vindo de um anónimo tem mais encanto.

sábado, junho 16, 2007 8:57:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial