sábado, março 10, 2007

Post na hora exacta *

Sob um impiedoso estio, eu e mais dois amigos, rumámos no dia 16 de Junho de 1993 ao antigo Estádio de Alvalade. Canções na ponta da língua, cabelo pelo meio das costas, preto como uniforme. A razão que nos levou a enfrentar quarenta graus, 60 mil pessoas em delírio e uma revista mais apertada à entrada para o recinto, foi a presença pela primeira vez em Portugal daquela que eu considero «a» banda.

«A» banda tinha editado um álbum duplo há dois anos atrás, um enorme sucesso, multiplatinado, que chegou a fazer com que alguns dos seus fãs mais antigos – era uma banda de culto – a acusassem de se terem vendido ao mainstream. Esse disco ficou mais tarde conhecido como «The Black Album».

Acontece que «a» banda, por onde passava, devastava tudo à sua volta. A sua perfomance vertiginosa, empolgante, intensa, épica e poderosa não deixava ninguém indiferente. Naquela noite deram um concerto inolvidável - tenho-o como o concerto da minha vida.

Assim sendo, para quem precisar de apreender o conceito de vertigem sem ir ao dicionário, para quem quiser relembrar o concerto de 93 ou para quem queira somente escutar uma peculiar definição de Democracia, deixo-vos com o primeiro teledisco que os Metallica gravaram: «One».

Etiquetas:

Partilhar

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Entrei no estádio eram 16/17h. Saí de madrugada, nem sei bem a que horas. Cheguei a casa (a pé!) com mais dois compinchas (era incapaz de os deixar a dormir na rua).Tive direito a raspanete e tudo, uma loucura!!

Fui ver Cult (burra!! O concerto do Garage, esse sim foi digno de ser ver...), saí de lá apaixonada por Metallica, de quem na altura pouco mais conhecia que o Black. A minha onda era mais a New Wave Britânica. :)

Foi o ano em que dei o Grito do Ipiranga; o concerto da minha vida. Ainda hoje se fechar os olhos consigo ouvir o estádio inteiro a gritar "Master, Master, Master..."

sábado, março 10, 2007 9:32:00 da manhã  
Blogger Sinapse said...

... espero que não se importem por vos ter linkado a torto e a direito lá no Postais de BXL ...



Bom fim-de-semana!
Sinapse

sábado, março 10, 2007 12:34:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Susana:
o concerto foi, de facto, memorável: todas as minhas expectativas foram ultrapassadas, e mesmo para os Metallica. Recordo-me agora, que eles durante os seis meses seguintes, mesmo a revistas de rock internacionais, sempre que lhes perguntavam qual tinha sido o melhor concerto, eles respondiam inevitavelmente: Lisboa.

Sinapse,

Ora, por quem sois ;). Mais a sério, eu é que agradeço a honra :)

domingo, março 11, 2007 8:00:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial