terça-feira, março 27, 2007

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

O resultado da votação foi a seguinte:

1º António de Oliveira Salazar - 41,0%
2º Álvaro Cunhal - 19,1%
3º Aristides de Sousa Mendes - 13,0%
4º D. Afonso Henriques - 12,4%
5º Luís de Camões - 4,0%
6º D. João II - 3,0%
7º Infante D. Henrique - 2,7%
8º Fernando Pessoa - 2,4%
9º Marquês de Pombal - 1,7%
10º Vasco da Gama - 0,7%

Nesta votação espanta-me o terceiro lugar de Aristides de Sousa Mendes.
Os dois primeiros lugares são óbvios, são os que se aproximam da memória histórica e colectiva presente.
Eu votaria sem hesitar no maior poeta português de todos os tempos: Luís de Camões, mas compreendo que para muitos isso seja impossível, dado que, de geração em geração, houve uma espécie de concertação silenciosa e pedagógica, que alimentou a nossa relação de amor
com o épico português.
É claro que essa relação de amor teve a capacidade de desenvolver um ódio
muito saudável e pouco ressentido, sintoma aliás comum a qualquer relação de amor... saudável.

Etiquetas: ,

Partilhar

3 Comments:

Blogger Pitucha said...

Confesso que a mim me espantam (e me magoam!) os dois primeiros lugares). Visto de longe, é uma fotografia muito triste...
Beijos

terça-feira, março 27, 2007 12:35:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Se tivesse votado, seria em Pessoa.

quarta-feira, março 28, 2007 12:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

e depois reclamam da ditadura....

quarta-feira, março 28, 2007 5:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial