domingo, fevereiro 04, 2007

Tê e Veloso SongBook


Rui Veloso é o meu compositor português preferido.
A sua associação com Carlos Tê é bastante profícua e ambos merecem ser cantados por outros.
Por cá há pouca tradição, excluindo o fado, de revisitar a obra alheia, algumas excepções:
Ar de Rock, Tributo 20 Anos Depois,
os Clã com Sérgio Godinho,
os Humanos com António Variações,
Cristina Branco,
os Resistência a si próprios.
Gosto imenso de versões, Maria João, por exemplo, canta Waits e Beatles de uma forma sublime, já o mesmo não se pode dizer acerca de Caetano.

Quanto a mim e caso possuísse algum talento musical, a obra que eu revisitaria seria a de Tê/Veloso.

O meu Tê e Veloso SongBook

Ai quem me dera a mim rolar contigo num palheiro
Bairro do oriente
Sei De Uma Camponesa
Saiu Para A Rua
A Gente Não Lê
Elegia Sanjoanina
Slow Da Falta De Quorum
Guardador De Margens
Porto Sentido
Porto Côvo
É Triste Ser-se Crescido
Cavaleiro Andante
Fado Do Ladrão Enamorado
O prometido é Devido
Não Há Estrelas No Céu
Nativa
Presépio de Lata
Jura
Canção de Alterne
Recado a Rosana Arquete

Recado a Rosana Arquete, em “A Espuma das canções”, é uma canção deliciosa, e, quando a ouço, não consigo conter um sorriso nos lábios.

Recado a Rosana Arquete
Carlos Tê / Rui Veloso

Quando forem ao cinema
Não se esqueçam de reparar
No andar da rosana arquete
Vejam bem quem faz lembrar

Vejam como ela se esforça
Por imitar o meu amor
Vejam como não disfarça
Nem o mínimo pudor

Vou acusar-te de plágio
Vou-te meter um processo
O andar do meu amor paga direitos de autor

O meu amor quando anda
Reflecte a luz duma estrela
É o estilo que a comanda
Cada passo tem chancela

Por muito que ela cultive
Essas poses e esses ares
É visível não lhe chega
Nem sequer aos calcanhares

(refrão)

Quando ouvires a claquete
Não esqueças rosana arquete
Cada passo no plateau
Foi o meu amor que inventou

É bom que pares o embuste
Senão a coisa acaba mal
Por muito que isso me custe
Vemo-nos em tribunal

Foto

Etiquetas:

Partilhar

4 Comments:

Blogger Jana said...

Ao Figo marcar um golo é como ter um orgasmo! Para mim, ouvir Rui Veloso num dia chuvoso (quase que rima), ainda não é orgasmico, mas é muito prazeroso! :-)

domingo, fevereiro 04, 2007 12:14:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Confesso que não sou grande adepta de versões... Ou melhor, até sou, mas de boas versões! - que é uma coisa que nem sempre é fácil de se encontrar.

Acho que os Clã são excelentes nesse campo, não só na parceria com Sérgio Godinho, mas mesmo em trabalhos pontuais: "Conta-me histórias" dos Xutos, "Bairro do oriente" Tê/Veloso. Conseguem tornar a música deles sem a estragar!

Quanto à dupla Tê/Veloso cantada por outros, destaco, sem dúvida, o "Gente que lê" pela Isabel Silvestre. Aliás, eu conheci o tema na voz dela, só mais tarde descobri que já era cantada pelo Rui Veloso. Sinceramente... e sem desmerecer, aqui acho que a versão bate o original aos pontos!!! ;)

segunda-feira, fevereiro 05, 2007 10:47:00 da manhã  
Blogger cristina said...

Obviamente, ali em cima, onde diz "Gente que lê" deve ler-se "A gente não lê"!!! =)

segunda-feira, fevereiro 05, 2007 10:49:00 da manhã  
Blogger NancyB said...

Jana,
gostei do "prazeroso" mto a propósito. :)
Concordo contigo Cristina os Clã são bastante bons, pelo menos nos dois casos q focas.
O "Saiu Para a Rua" da Sara Tavares, tb é uma versão bastante boa.
A da Isabel Silvestre é o "top" e "a gente não lê" ganha uma dimensão extraordinariamente verosímil.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007 11:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial