quarta-feira, fevereiro 28, 2007

a rua das galerias...

Miguel Bombarda é (no Porto) a rua das galerias. Liga Cedofeita à Boa Nova (que vai dar em frente à entrada do Palácio de Cristal). Só para terem uma ideia, uma pequena busca diz-nos que, das 61 galerias de arte do distrito do Porto listadas nas páginas amarelas, 12 ficam na R. Miguel Bombarda ou, das 69 galerias da cidade referidas no site da Câmara, 17 ficam na R. Miguel Bombarda. Resta esclarecer que a rua deve ter pouco mais de 500m!!!

Não é muito larga, está ladeada de prédios que lhe tapam a luz, (ainda!) tem trânsito rodoviário, com carros estacionados na rua e no passeio a dificultar a passagem de automóveis e de peões… Ou seja, não é, à primeira vista, o passeio ideal, mas... adiante!

Esta semana, estando eu livre no Porto às 18h30 e a ter de fazer horas para o jantar, decidi – finalmente! – espreitar as galerias de Miguel Bombarda. Descobri que só fecham às 19h30 – o que é bom e deu um finzinho de tarde diferente. Mas senti-me um bocado intimidada... São lojas pequenas, onde além dos quadros/esculturas há apenas uma mesa com uma pessoa sentada (nem sei se seria o artista ou não...). Não havia mais visitantes, eu tive as salas só para mim... Em pouco mais de meia hora, vi meia dúzia delas. Também não me senti confortável com o tempo (reduzido) que passei em cada uma... Não que eu precisasse de mais, mas por consideração ao artista (ou não...) que naquele momento só me tinha a mim dentro da sala. Apesar do desconforto – é falta de hábito! –, acho que um bocadinho de cada vez, esporadicamente, quando se está por perto e se tem meia-horinha livre não é um mau programa… e retira a solenidade formal do “vou ao museu ver uma exposição”. Ah, para além de a visita ser gratuita...

foto: wikipedia

Etiquetas:

Partilhar