segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Felizes coincidências

Lisboa, 23 de Fevereiro, 2007

Apesar da selecção musical ser deplorável, considero a informação da Antena1 a melhor de todas as rádios. Por este motivo, lá vou fazendo o sacrifício de me manter sintonizado na estação pública. Mas na última sexta-feira foi-me impossível resistir. A meio da manhã, depois de já ter ouvido mais de uma dúzia de canções do Zeca, e ter acabado de “levar” com a versão de Amália da «Grândola, vila morena», senti de imediato o chamamento da Rádio Comercial.

Por outros motivos, todos os anos, a 23 de Fevereiro, tenho encontro marcado com um grupo de amigos de longa data. Este ano, mais um principesco jantar regado pelo som dos grandes hits dos anos 80 e 90. Zeca Afonso e a música portuguesa não fazem parte do cardápio.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Partilhar

14 Comments:

Blogger cristina said...

Eu até dizia alguma coisa, mas, perante esse «deplorável» e essa fadiga no fim de «uma dúzia de canções do Zeca», começam a faltar-me as forças...

Assim, sendo, vim só - mais uma vez! - marcar posição... Lamento a falta da música nacional nesse «cardápio», mas lamento ainda mais o regozijo interior que te adivinho perante essa falta... =)

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 1:19:00 da manhã  
Blogger NancyB said...

A homenagem foi justa e até compreendo a "fadiga" do André, eu tb a senti com alguns apontamentos de um ou outro jornalista. Mas eu desconfio q o desconforto do André perante a música portuguesa deve ser a mesma q eu sinto perante os Suppertramp, por exemplo.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 2:29:00 da manhã  
Blogger cristina said...

nancy:

O meu "problema" com o André não é ele não "aguentar" a maratona de Zeca dos últimos dias... O meu "problema" é o «desconforto» - para sermos simpáticos! =) - que ele sente perante a música portuguesa em geral. "Suppertramp" é um grupo, não me espanta que alguém não goste, mas música portuguesa não é um grupo, nem sequer um estilo! Assim como no resto do mundo há coisas de que se gosta e de que não se gosta, não percebo porque é que com a música nacional há-de ser diferente...

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 8:20:00 da manhã  
Blogger António Luís said...

Bom, se a selecção musical da Antena 1 é má, experimentem ouvir a RFM ou até a Rádio Comercial em certas horas do dia... MEDO!
Quanto à informação, estamos conversados. Felizmente que a Antena 1 não sofre das "qualidades" da RTP 1...
Ainda em relação à TSF, doi-me doer isto, mas até na informação está em perda total...
Quanto a Zeca Afonso, nada de novo, a comunicação social gosta de ajudar as farmácias vender coisas para o enjôo...


A. Luís

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 6:57:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Cristina,

O problema não é de ser portuguesa. O problema é mesmo a “música”. ;)
E estou à vontade para falar mal da “música” portuguesa, porque conheço bastante bem o que se fez e o que se tem feito. Inclusivamente, como já disse, até oiço diariamente a Antena1. :) Mas ao contrário do que dizes, o meu problema tem muito a ver com os estilos musicais nacionais. Se a MPP e o Fado ainda as consigo “papar” algumas vezes, em alguns locais, e em certas circunstâncias – raras, confesso. Os outros géneros “musicais” não passam de cópias medíocres do que se faz lá fora, e, para piorar as coisas, completamente desajustadas no tempo. Não há originalidade. Não há génio. Não há verdadeira música.
Quanto aos Supertramp, apesar da antiguidade, e de ser uma banda que não se enquadra [nem de longe] nas minhas preferências musicais, é claramente uma banda com um som singular e formada por músicos e compositores de inequívoca qualidade.

Caro António,

100% de acordo. Mas só sintonizei a Rádio Comercial, porque tinha a certeza que dificilmente passaria Zeca Afonso. :)

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 8:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

André, a Comercial é de fugir a sete pés... A playlist lá do tasco é muitooo pequenina... é vira o disco e toca o mesmo! :)

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 9:42:00 da tarde  
Blogger António Luís said...

Este comentário foi removido pelo autor.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 10:35:00 da tarde  
Blogger António Luís said...

Cuidado Andre!

Ouvi parte da emissão matinal da Comercial (com o excelente comunicador que é Pedro Ribeiro - do pouco que a Rádio tem de bom...) e ele passou, penso que depois das 9h, música de Zeca Afonso...
Aliás, nem a Antena 3 escapou. Passou Zeca Afonso que eu ouvi...
Acho que só mesmo a RFM não terá passado, mas ouvi-la... UI, isso é que não! :)

A. Luís

segunda-feira, fevereiro 26, 2007 10:37:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

António Luís,

Então tive bastante sorte. Só mudei para a Rádio Comercial por volta das 11h00 am. ;)

terça-feira, fevereiro 27, 2007 12:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Finalmente um post que faz jus ao nome do blog.

terça-feira, fevereiro 27, 2007 12:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Guilherme,

Se quiseres passar por cá lá mais para a noite (o mais tardar amanhã), vais ver que ainda consigo fazer melhor. Mas toma um Kompensan primeiro. :)

terça-feira, fevereiro 27, 2007 12:12:00 da tarde  
Blogger cristina said...

andré:

«o meu problema tem muito a ver com os estilos musicais nacionais. Se a MPP e o Fado ainda as consigo “papar” algumas vezes, em alguns locais, e em certas circunstâncias – raras, confesso. Os outros géneros “musicais” não passam de cópias medíocres do que se faz lá fora, e, para piorar as coisas, completamente desajustadas no tempo. Não há originalidade. Não há génio. Não há verdadeira música.»

Pois, já sei que achas isso tudo... e tu também já sabes que eu não. =)E, não querendo pôr em causa o teu conhecimento vasto do que se faz por cá, admito que posso ser eu que estou em falta de conhecimento do que se faz lá fora... Mas, de qualquer modo, custa-me um bocado essas tuas generalizações... Hás-de partilhar connosco - comigo! - um bocado desse teu vasto conhecimento dos estilos musicais nacionais...

Quanto a logo à noite... medo, muito medo... =)

terça-feira, fevereiro 27, 2007 12:58:00 da tarde  
Blogger NancyB said...

André,
O estilo de música q tu gostas: rock, alguma pop, e outros, não são propriamente o forte da música portuguesa, daí o "desacerto", penso eu de que.

quarta-feira, fevereiro 28, 2007 10:18:00 da tarde  
Blogger cristina said...

nancy, a apaziguadora. =)

quinta-feira, março 01, 2007 8:27:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial