quinta-feira, novembro 30, 2006

Rui Matos: direito de resposta

Tomo a iniciativa de dar destaque em caixa alta à resposta do Rui Matos à controvérsia que em torno dele surgiu ali em baixo. Com uma breve nota minha no final. Espero que não se importem com a minha capacidade de síntese, mas não quero abusar do tempo de quem me lê.

"Bom dia a todos,e muito obrigado pelos adjectivos que imputam ao visado, mas que o visado não reconhece, pois até já contribuiu com dois posts sobre o V/ evento que felicito e já ajudei a promover, creio.

Qto ao resto são apenas erros de percepção, bem sei que o nosso ensino secundário anda numa lástima, o superior também e isso tudo somado gera equívocos e incompreensões visíveis.

No fundo o que procuro dizer é que a Filosofia é a mãe das ciências, e quando a consideramos "bastarda" - incorremos em erros de palmatória..Afinal, não é só aquela senhora da 5 de Outubro que os comete...

Lembro-me sempre do D. Quixote qdo avista umas meretrizes de boas maneiras - ele pensava logo que se tratava de donzelas com formação clássica q sabiam tocar piano e falar francês, ou mmo qdo confundia giganntes c/ moinhos de vento..Tentei, ou melhor fiz, mesmo uma crítica estruturada valorizadora da blogosfera - e depois - os caros ciber-companheiros escrevem o que escrevem... Dá vontade de dizer: porra!!! onde é que fica o exílio... No exílio do Burundi... Alguns comments, desculpem-me a franqueza - são verdadeiros tiros nos pés de quem os escreveu. Releiam- c/ atenção - e depois correlacionem isso ao post que, pelos vistos, serviu de refªa...

Tudo, afinal, erros de percepção que denotam uma terrível falta de formação crítica, leia-se (sociológica e filosófica). Será isto arrogância, bolas!!! É óbvio q não. Alguém aqui leu verdadeiramente o que se escreveu...

É que sem o querer - esse tipo de comments - que, francamente, não me atingiram só vêem dar razão às críticas de JPP, MStavares - e, confesso, algumas até têm fundamento. Eu pp/ antes de escrever procuro pensar e reflectir um pouco sobre o q escrevo, mas isso dá trabalho, consome tempo, queima neurónios... Mas há limites para certas gratuitidades que se dizem. Meditem nisso!(...)

E o pior que poderia suceder à blogosfera seria fazer uma greve, ou um "passeio" como hoje se diz..

rpm

P.S.: (...) E "olhar os outros de cima" não tem mal, desde que (há sempre um "but") - seja para puxar os outros que estão cá para baixo...

A ideia é ficarmos todos cá em cima e depois subir ao céu [pelo escadote da razão + common sense] -e encontrar Deus bebendo Martinis nas nuvens, ainda por cima com bar-aberto...Dizem!!

Bela música tem o Amok (no seu blog) - ao piano..Quem é?

Pensem nisto."

Queria em primeiro lugar repetir o que já disse lá em baixo: algumas críticas dirigidas ao Rui Matos são de facto infundadas. Tenho pena que o Rui Matos não tenha reparado (aparentemente) que alguns membros do GR tentaram também dizer algumas coisas em sua defesa, por exemplo a Cristina. Espero que seja apenas um esquecimento e não um problema de percepção ...
Partilhar

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Se me fundamentasse neste comentário do Rui, os adjectivos não só lhe foram bem imputados, como pecariam por defeito. :)

E o problema não está no “nosso” ensino secundário ou superior, porque há males bem maiores que a ignorância, como por exemplo: o cinismo, o subterfúgio, a falsidade, a sobrancearia, etc. Mas como o Rui se diz um amante da filosofia, tenho a certeza que consegue aprofundar melhor este tema.

Outra coisa que tem graça é que eu também me lembro logo do D.Quixote, mas noutro contexto: o de anti-herói que persiste em lutar contra moinhos de vento, e que teima em defender sonhos maiores do que ele, contra os limites de uma realidade pequenina e chã representada por Sancha Pança.

Aproveito também a ocasião para recomendar ao Rui do mesmo remédio que tão “zelosamente” “nos” receitou: reler o que escreveu no seu post e no comentário que aqui deixou.

Abraço,

quinta-feira, novembro 30, 2006 3:03:00 da tarde  
Blogger cristina said...

andré:
Não sei que te diga... Acho que começo a ficar vencida pelo cansaço... Lemos as coisas de maneira diferente! - parece que não há volta a dar.

Ainda uma réstia de forças para comentar:
«teima em defender sonhos maiores do que ele, contra os limites de uma realidade pequenina e chã»

- Qual é o problema de defender sonhos maiores que nós, de lutar por eles, de pelo menos nos tentarmos aproximar deles? E porque é que a resignação aos limites de uma realidade pequenina e chã há-de ser melhor que isso? E porque é que isso há-de sequer ser uma coisa boa?!...

quinta-feira, novembro 30, 2006 3:43:00 da tarde  
Blogger Macro said...

Olá André,
bem haja pelo destaque...
de facto, penso que a filosofia atravessa todo o 1ºpost, o objectivismo, o racionalismo, o individualismo...Tudo para chegarmos onde??? ao altruísmo (foi isto que não foi entendido..) que a civilização do Ocidente tb tem.

E depois vira-o-disco e toca o mesmo... Regressamos ao individualismo, doutro modo dificilmente produzimos ciência e conhecimento..

Reportei-me à Filosofia porque entendo que é a mãe das ciências, da dúvida e do espanto das quais nascem todas as interrogações, as hipóteses, as formulações que depois nos montam e desmontam a vida e a civilização:
as pontes, as medicinas, o direito e as humanidades...tudo resultou de sérias e grandes interrogações colocadas pelo Homem..

Hoje já compramos tudo feito, não lemos, não pensamos e não reflectimos...

Foi isso q me entristeceu nos vossos comments, não as farpas ao tal rui matos, que só teve boas intenções e está habituado a ser criticado. Nem sequer fico tocado com elas, doutro modo agiria à JPP...com soberba, algum desprezo..nunca teve na minha índole essas variantes.. Doutro modo não estaria aqui a "falar" c esta informalidade..

Ao invés, e para mostrar respeito pelo V/ empenho e dedicação, procurei reflectir in extenso, com outro post no Macro - contando até um pedaço mais de mim..


Creio que está quase tudo no 1º post...leia pfv com atenção. Eu nem sequer tenho caixa de commentários aberto, nc tive jeito para ser chefe de fila, nem gosto e tb n tenho problema de auto-estima para me agagar o ego.

Em tempos tive aquilo aberto e cedo percebi duas coisas: ficava prisioneiro temporalmente das respostas Às pessoas; e a qualidade das reflexões tb me deixaram decepcionado... Ver arrogância nisto!? Não, apenas falta de massa crítica, pois como lhe disse hoje as pessoas vêem mta tv e lêem pouco, logo...

Mas detenha-se no essencial, e isso nem sequer foi relevado/criticado/glosado no 1ºpost..Aquilo é uma reflexão em narrativa aberta, não era para vocês directamente, foi um retrato da blogosfera no país.. que vou pensando e equacionando, com erros e faltas..Ninguém é perfeito. perfeito só mmo o jpppp.

Para se perceber essas lacunas faça-se o seguinte exercício mental: imagine-se que é um ET e se aterra no seu blog e se dá de caras com o meu post e os V/os coments...Qqr pessoa medianamente inteligente, creio, pensaria que se tratava de comentários feitos para outro texto, que não aquele. Foi essa minha percepção, salvo melhor opinião..Mas cada cabeça, cada homem é um ilha..


É por essas e por outras é que tipos como o JPPPPPPP dizem o que dizem da blogosfera.E em parte tem razão, porquÊ??? falta de leitura, é isto, nada mais...E é isso q tb custa a admitir...

As pessoas n podem (ou não não deveriam..) escrever o que lhes vêm à cabeça, quebrando assim a ligação dos valores q devem nortear a blogosfera: liberdade máxima=responsabilidade máxima...

Temos de saber fazer a diferença, mas para isso tb é preciso estudarmos alguma coisinha, ou vcê julga que o JPPP não passa a vidinha a ler. Mesmo quando lemos somos uns alarves, pior fora se nada lermos..

Um abraço para si, para este auditório e linkar-Vos-ei assim q tiver tempo e a treta do blogger deixar

best
RPmatos

ps: e não leve a filosofia tão a peito, senão os seus fundamentos deixam de ser universais, e se assim não forem tb não é boa filosofia.

Repegar no Miguel de Cervantes é um bom começo, o Quixote e o Sancho andam por aí em abundância... Talvez não seja por acaso que esse romance de cavalaria já tenha sido várias vezes considerado o melhor romance de todos os tempos, apesar da Bíblia ser o mais vendido, seguido do Das Kapital de KM e o Principezinho...

*****************************
Cristina..isso q fala acho que é o relativismo cultural do nosso tempo, para isso, permita-me q lhe diga, visto q li ag o seu coment, é o de estarmos sempre vigilantes, utilizarmos filtros e entender sp o conhecimento como uma construção sociológica.

Até porque um paradigma válido há 10 anos já não o é agora: confronte a organização do trabalho de há uma década com o tempo presente; uma máquina de escrever com um PC; a natureza dos transportes: no séc. XIX o Eça demorava 3h. de charrete de Cascais a Carcavelos; 3 minutos faço eu à noite de mota, sem polícia na marginal adentro...; as estatísticas dos divórcios tb aumentaram... Tudo ag é diverso, tudo ag é veloz, e é a velocidade desses circuitos/relaçõs q rebentam com tudo aquilo que pensamos ser a Verdade num dado momento.

mas como diria o outro, a Verdade não passa duma convenção, logo desactualizada pelos homens.Com outra verdade, logo com outra mentira - válida a prazo... Com termo de vigência que finda qdo outra verdade melhor explicar a realidade, e assim incesantemente...

E já q fala em sonhar, deixe-me tb dizer-lhe que as utopias d'hoje são as realidades de amanhã...

Lembre-se dos aviões e terá uma ilustração aérea dessa realidade.E às vezes tb caem... e a 900 klm não há sonho q aguente. Mas andar de bicicleta e 5 klm também se pode ir parar a Alcoitão e ficar paralisado para sp.

Por vezes o melhor mmo é n sonhar. Mas sim deixar que sejam os sonhos - tal como os pensamentos - que nos sonhem (e pensem) a nós...

Best
rpm

quinta-feira, novembro 30, 2006 3:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cristina,

Se estás cansada o melhor que tens a fazer é ires descansar. Aconselho-te a leres o que eu escrevi, e a não me fazeres perguntas que só na tua imaginação podem ter a ver com algo que eu disse.

Obrigado.

quinta-feira, novembro 30, 2006 3:57:00 da tarde  
Blogger cristina said...

andré:
Agradecida pelo conselho.
Já reli o que escreveste: mea culpa! - desta vez =)

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:04:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que releste e entendeste o que eu escrevi. Já estava a começar a achar a situação algo surrealista. Mas podia ser algum problema meu... :)

Bjs,

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:09:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro RPM,

Como concordo em absoluto com este seu último comentário, não me resta dizer mais nada.

Quanto ao destaque... não me tem de agradecer - quanto muito agradeça ao Luís. Eu sei! Isto dos blogues colectivos às vezes pode ser algo confuso. :)

Abraço,

quinta-feira, novembro 30, 2006 4:17:00 da tarde  
Blogger Carlota said...

Tem muita graça esta resposta!
Fala, fala, fala... mas não diz nada relativamente ao que verdadeiramente despoletou os comentários no post lá mais p'ra baixo.
Se este senhor não tivesse associado a iniciativa do GR à sua crítica estruturada valorizadora da blogosfera, não teria depois sido objecto dos devidos comentários. E escusava agora de pôr as culpas na falta de qualidade do ensino português e de elevar a discussão aos pinácolos da filosofia, pois trata-se apenas de uma básica questão de senso comum.
Quanto a ser puxada para cima, obrigadinha pela caridade, mas eu gosto do meu 1° Dto. E se quisesse morar na penthouse, não precisaria de recorrer ao crédito.

quinta-feira, novembro 30, 2006 9:45:00 da tarde  
Blogger amok_she said...

RPM said... «(...)Hoje já compramos tudo feito, não lemos, não pensamos e não reflectimos...»

...pois!...e este último coment da Carlota é a prova, provadinha!, de tal...:=>

...caridade é descer 'lá abaixo' de vez em quando, mt de vez em quando, pra provarmos como somos 'generosos'...se alguém 'lá em cima' me puxa e me leva, ajudando, a esforçar-me pra lá chegar...eu só posso é agradecer mesmo!...sem réstias de coitadinha, nem de soberba tola!... não é em vão que prefiro, mil vezes, os arrogantes...estes, ao menos, não mascaram com falsas modéstias uma patetice intelectual q só nos embaraça e envergonha... pela humanidade!

...e é melhor ficar-me por aqui ou sai borrasca!;-)))

quinta-feira, novembro 30, 2006 10:34:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Amok,

E se eu lhe dissesse que este seu comentário é que é a provava provadinha do excerto que retirou do RPM?

É que para quem prefere os arrogantes, deve estar a fazer alguma confusão com o conceito de arrogante. Digo eu… ;)

E esteja à vontade para borrascar... esta caixa de comentário é toda sua. ;)

quinta-feira, novembro 30, 2006 11:33:00 da tarde  
Blogger amok_she said...

Bem...o 'toda minha', dispenso!...e antes de mais quero(!)já deixar claro q não estou a pretender atingir ninguém em particular, nem sequer a Carlota...parece-me q se continua a ler mt à pressa...

Qt ao conceito de 'arrogante' assumo a minha preferência com todas as implicações a ele inerentes, positivas e negativas!

É claro q noto, aqui e ali, algumas abordagens do RPM q entendo, diria, algo 'estilosas',mas...eu gosto de pessoas q assumem um estilo próprio, mesmo se depois até lhes possa fazer uma ou outra crítica...em geral estas pessoas costumam lidar bem com as críticas pq gostam de argumentar...e a falta do prazer de argumentar é q leva, tantas vezes, a q as gentes se 'alevantem' em pseudo-polemicas...

sexta-feira, dezembro 01, 2006 1:21:00 da manhã  
Blogger amok_she said...

Neste caso, Andre, parece q andamos (todos!?) como o cão...a rodopiar à volta do próprio rabo...:=>

sexta-feira, dezembro 01, 2006 1:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Neste caso, Andre, parece q andamos (todos!?) como o cão...a rodopiar à volta do próprio rabo...:=>"

Talvez amok, isto às vezes parece uma discussão do tipo: "a minha arrogância é melhor do que a tua."

sexta-feira, dezembro 01, 2006 9:41:00 da manhã  
Blogger amok_she said...

...ou então, todos a repetirmos 'eu ñ sou arrogante'...com uma arrongância...eu dar-lhe-ia outro nome, mas...cala-te amok!;-)))

sexta-feira, dezembro 01, 2006 12:52:00 da tarde  
Blogger cristina said...

Já descansei! =)

Desfeito meu equívoco em relação ao D.Quixote do André, afinal, parece que nesse ponto até estamos todos de acordo! «as utopias d'hoje são as realidades de amanhã...»

Quanto ao resto, continuo a discordar terminantemente do André e da Carlota, quer da opinião que defendem quer - talvez acima de tudo - do modo como o têm feito.

Entretanto a posição da amok anda mais próxima da minha, apesar de eu não ter de gostar de arrogância para concordar com o Rui - até porque eu continuo a achar que ele não foi arrogante...

Mas acho que, de facto, não nos vamos conseguir entender - nem temos de o conseguir, desde que não nos ceguemos pela nossa visão e tentemos, pelo menos entender a visão dos outros, ainda que não a subscrevamos. Para a posteridade ficam as reflexões pessoais - umas mais concertadas que outras - pois a falar é que a gente se entende - ou, pelo menos, tenta! =)

sexta-feira, dezembro 01, 2006 3:04:00 da tarde  
Blogger amok_she said...

...bem, eu tenho de confessar - a mt custo, mas enfim...e lá se vão os retoques na minha imagem!:=> - eu 'sofro' de problemas relacionados com o ser-se considerado(a) arrogante...talvez por isso me dê, relativamente, melhor com 'eles'...:=>

sexta-feira, dezembro 01, 2006 5:46:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial