Moda?
Mais uma morte em nome de uma suposta beleza... Tinha 21 anos e morreu vítima de anorexia com 40kg... (fonte)
É inacreditável que ainda se cultive esta obsessão por um corpo sem formas, por uma silhueta andrógina e pelo caminho para a loucura interior...
É inacreditável que ainda se cultive esta obsessão por um corpo sem formas, por uma silhueta andrógina e pelo caminho para a loucura interior...
18 Comments:
Isto é uma montagem, não é? :(
Infelizmente não André... É a mais pura realidade de inúmeras manequins nacionais e internacionais e de outras tantas adolescentes que querem ser como elas...
e um linque para a notícia, não?
O linque para a notícia.
A MissM que me desculpe se eu estiver enganado, mas essa foto parece ser um trabalho de Photoshop, com origem provavelmente no site Worth1000. O contraste entre a magreza da modelo e a descontracção do outro tipo na foto... Enfim, parece-me demasiado irreal.
Uns comem para sobreviver, ao passo que outros, paradoxalmente, vivem para não comer.
Mas nem tudo são espinhos nesta indústria da moda. Chocado com imagens como esta ficou o governo espanhol a ponto de marcar pela diferença, ao ser pioneiro na aplicação de medidas que combatam esta realidade que, numa sociedade pretensiosamente desenvolvida, ainda perturba o menos sensível dos mortais. Refiro-me, naturalmente, à obrigação de as manequins terem, no minímo, um indíce corporal* acima dos 18, ou seja, 1,75 metros de altura para 56 quilos, se quiserem desfilar nas passereles.
Ainda bem que de Espanha, nem sempre sopram maus ventos nem maus casamentos.
*Valor que se determina dividindo o peso pelo quadrado da altura.
Impressionante!
Uma obsessão de facto.
Beijos
Caro marco, se a foto em questão é uma fotmontagem ou não, não o posso jurar a pés juntos porque não fui eu que a tirei, mas desenganem-se os mais ingénuos, porque esta imagem repete-se na realidade todos os dias não muito dificilmente todos os que estão envolvidos reagem com uma realmente estranha frieza e naturalidade...
Como esta menina da foto eu já vi, ao vivo e a cores e quase tranparentes (desculpem a piada mas tem que ser)algumas... portuguesas e à beira do colapso.
Que horror! Impressionante, mesmo. Merece ser divulgado.
missm:
Eu concordo que devias ter posto o link.
Mas posso testemunhar que já vi (várias) anoréticas e elas têm de facto esse aspecto.
Eu admito que as pessoas estajam chocadas, mas é injusto que as pessoas se virem contra a missm, estão a atacar o mensageiro porque não gostam da mensagem.
Luis, tens toda a razão, mas o link e a minha falha foram gentilmente colmatados pelo Marco Santos num comment anterior.
Quanto a massacrarem o mensageiro, não me surpreende. Só quem anda neste meio tem real noção do que se passa!
pois...
lamento, realmente lamento, mas, de facto, nao consigo perceber...
É por estas e por outras que eu não sigo as modas!!
Em tempos tive uma amiga que não só era anorética como também sofria de bulimia. Felizmente percebeu que lábios roxos não estavam muito na moda e parou de emagrecer quando já tinha metade do volume que tinha antes de começar a sofrer deste problema!
Que coisa horrivel!
Eu prefiro viver com os meus pneus...
Cerejinha tens toda a razão!
Não sei o "tamanho dos teus pneus" mas eu, como nutricionista, posso garantir que é mais saudável ter um ligeiro excesso de peso do que ter um peso inferior ao indicado para a altura!
O principal problema destas mulheres é que, quando se olham ao espelho, continuam a ver corpos gordos, mesmo quando já estão em situações de magreza críticas como a rapariga da imagem...
Em relação ao uso do limite de IMC para as modelos, estou 100% de acordo e só tenho pena que isso não tenha sido usado no Portugal Fashion... Parece que só copiamos dos outros países aquilo que é mau!
Olá esta fotografia mas que se tirem as dúvidas, faz parte de uma campanha sobre as exigências que ser modelo implica, é uma tentativa de travar mortes como estas que todos os dias acontecem por todo mundo.....
antes as modelos tinham curvas eram bonitas...os modelos tiham 'rabo' :-) e corpo..ag não tenham nada um conjunto de ossos isso é beleza?
Cumprimentos,
Carla Ferreira
Lamento a demora. O Link já está no Post... Carla obrigada pelo esclarecimento; )
Admira-me como é que há quem ache que as modelos estão magras e não é preciso definir um limite mínimo de IMC, como foi o caso da directora de uma agência de modelos (a Elite, creio), aquando da polémica em Espanha.
Na capa do Correio da Manhã de hoje vem a noticia de mais uma modelo morta devido à anorexia.
E depois ainda se continua a tentar fazer crer que isto não é um problema...
Enviar um comentário
Voltar à Página Inicial