sábado, agosto 12, 2006

quem está por fora não consegue perceber...

No mês passado a SIC emitiu uma reportagem sobre a anorexia – “Sem peso nem medida” – com quatro raparigas / mulheres que falaram sobre o assunto na primeira pessoa. Tinha visto o anúncio e o “quem está por fora não consegue perceber” avivou-me o interesse pela reportagem, porque, realmente, eu não consigo perceber... Eu achava que quem sofria de anorexia não comia porque deixava de ter fome e “aproveitaria” essa falta de apetite para comer cada vez menos. Mas não! Das primeiras coisas que se ouve na reportagem é que elas têm fome, muita fome, mas não comem porque... porque não querem! – isto sou eu que digo, com um tom já pouco tolerante...

“Como é que as pessoas conseguem comer sem pensar que aquilo que estão a comer as vai fazer engordar?!...” – As pessoas “sabem” que aquilo que estão a comer as vai fazer engordar, mas também sabem e sentem que “têm” de se alimentar! Lamento, mas não consigo perceber...

“Quinze dias sozinha [...], lembrei-me de só beber refrigerantes.” – Como é que alguém se “lembra” de, durante 15 dias, só beber refrigerantes???!!! Lamento, mas não consigo perceber...

“Houve uma altura em que achei que estava bem, mas depois não conseguia parar.”; “Eu reconheço que me fazia bem engordar, física e psicologicamente,... mas quando chega a altura de comer bloqueio.” – Nesta altura já inconscientemente as equiparava a toxicodependentes, com a diferença de que as drogas criam, de facto, habituação física. Lamento, mas não consigo perceber...

“Consigo mostrar que estou a conseguir fazer uma coisa – errada, neste caso, mas estou a conseguir.” – Que grande consolo!!! Lamento, mas não consigo perceber...

Foi internada com 26 kg. Quando os médicos decidiram alimentá-la por sonda, parava a máquina. Ataram-na à cama para não poder fazer ginástica. Só quando deu conta de que o biombo que a separava das outras pessoas do hospital era para a tapar a ela porque seria doente terminal é que percebeu que estava mesmo mal. – Não sei que dizer... Lamento, realmente lamento, mas não consigo perceber...

Fiquei impressionada / incomodada com os relatos. No fim da reportagem só me apetecia bater-lhes. Abram os olhos!!! Quem vos manda experimentar dietas e regimes estúpidos! Podemos estar um bocado mais gordinhos que o resto das pessoas, não nos sentirmos bem com o corpo que temos, mas – que raio! – não podemos simplesmente deixar de comer!!! Emagrecer pode ser um objectivo legítimo, mesmo que seja apenas por razões de aparência física – não discuto isso! Mas não se pode – nunca! – sobrepor à saúde necessária para sobreviver.

[Desculpem lá qualquer coisinha...]
Partilhar

15 Comments:

Blogger Woman Once a Bird said...

O problema é que a anorexia, na maior parte dos casos, é um sintoma, não um problema em si mesmo.

domingo, agosto 13, 2006 12:10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vi com atenção a reportagem e parece-me que lhe faltou o contexto em que surge essa "mania" que dá pelo nome de anorexia. Porque não é uma "doença", não é nada que se "apanhe": é algo construído no universo juvenil feminino. E esse é o verdadeiro problema. Observar apenas o que aquelas raparigas dizem de si, escamoteia uma realidade mais vasta e perniciosa para certas pessoas mais "fracas de espírito": a pequena influência dos amigos sobre os amigos e o impacto das mercadorias da "moda" e os targetings publicitários a jovens fazem muitas vítimas. Muito mais do que se pensa.

domingo, agosto 13, 2006 12:35:00 da manhã  
Blogger joshua said...

Cristina, olha que ler-te despertou em mim cá uma fome! Há uma anorexia espiritual que se limita a punir o pobre corpo! O teu apelo poderá ajudar ao necessário e respectivo exorcismo.

domingo, agosto 13, 2006 1:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cuidado com os simplismos. A anorexia não tem a ver com "modas de emagrecimento" nem com mercadorias da moda. É algo bem mais complexo q isto.

domingo, agosto 13, 2006 3:27:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não te ponhas a pau não Cristina que ainda és afiambrada por algum esfomeado.

domingo, agosto 13, 2006 4:00:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Porque não é uma "doença", não é nada que se "apanhe": é algo construído no universo juvenil feminino."

É na realidade uma doença, do foro psicológico. Não é no entanto exclusiva das mulheres, há casos, quer de anorexia quer de bulimia nos homens.


"A anorexia não tem a ver com "modas de emagrecimento" nem com mercadorias da moda."

Segundo os especialistas esta é, na grande maioria dos casos, a causa primeira do aparecimento do disturbio alimentar que é a Anorexia.

domingo, agosto 13, 2006 10:39:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"Segundo os especialistas esta é, na grande maioria dos casos, a causa primeira do aparecimento do disturbio alimentar que é a Anorexia."

Susana, nós já discutimos este assunto várias vezes. É verdade que a piblicidade condiciona a forma como as mulheres se relacionam com o seu corpo de forma perniciosa, mas está longe de ser a única forma como esse condicionamento se exerce ...

domingo, agosto 13, 2006 11:51:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Luís, não é a única causa do problema de facto. Mas é sem dúvida uma das principais.

segunda-feira, agosto 14, 2006 12:34:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

O problema é que a publicidade é só um reflexo da sociedade, e infelizmente na sociedade em que vivemos tudo quanto não seja dinheiro e sexo de preferência com uma gaja boa tem pouco ou nenhum valor.

Perdoem-me algum exagero.

segunda-feira, agosto 14, 2006 12:56:00 da manhã  
Blogger cristina said...

WOMAN ONCE A BIRD:
Podes dizer que a anorexia é um sintoma de um qualquer problema psicológico, e que não é apenas alimentando a pessoa que a coisa fica curada, que é preciso um acompanhamento que as faça mesmo perceber o que se passa. Ou então, dizer que a anorexia é em si um problema, que vai além da simples falta de alimentação, englobando também distúrbios psicológicos. Desde que se perceba a complexidade da coisa, não me parece pertinente a distinção entre “sintoma” e “problema em si mesmo”.

ANÓNIMO DAS 00:35:
Na reportagem, faltou, de facto, o contexto do aparecimento da coisa. Os casos foram apresentados já como iniciados, só se percebe (ou não!!!) porque é que não pararam o processo, não nos é explicado ao certo porque é que o iniciaram.

ANÓNIMO DAS 15:27:
É claro que é algo complexo, mas dizer que não tem nada que ver com modas de emagrecimento nem com mercadorias da moda é querer fechar um pouco os olhos. Não é só isso, mas também é!

SUSANA E LUIS:
Acho que já concordaram com o que acabei de dizer: “não é só isso, mas também é”. A Susana quer fazer-nos ver que a “moda” para além de ser uma causa, é uma das primordiais - também me parece. E o Luís parece alegar que há uma causa antes dessa: a sociedade. Ó Luís, mas isso nem tem discussão: é claro que sim, a moda é um produto social

segunda-feira, agosto 14, 2006 4:11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Susana e Cristina:

Eu só não sou mais explícito, porque isto das caixas de comentários nem sempre é (de facto) o melhor sítio para discutir certas coisas.

E a imagem corporal das mulheres (e já agora a dos homens) pode parecer um assunto de discussão frívolo, mas não é, pelo contrário, é um assunto bastante delicado. E como dizia uma certa pessoa há tempos a culpa é em grande medida dos homens.

segunda-feira, agosto 14, 2006 5:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

de facto, na reportagem faltou o iniciar da doença em cada uma das mulheres, pela simples razão de que ñ se sabe o que despoleta o inicio da doença. quer dizer, há uma predisposição para a doença que tem a ver com a maneira de ser de cada um- baixa auto-estima, insegurança,depressivo,... tudo psicológico! quando se inicia uma dieta, pk achamos que nos vamos sentir melhor ou pk precisamos, não se sabe se vais ficar anoréctica ou ñ... a doença começa com uma simples dieta , k é levada ao extremo pk é um reflexo do mau estar interior... por isso, para ficares bem, ñ basta apenas aumentar de peso e pronto: TÁS CURADA! Ñ É ND DISSO! tens de trabalhar a tua cabeça... A mente humana é complexa! há coisas k são fáceis de entender e outras nem por isso, mas todas têm uma razão de ser... a anorexia é uma DOENÇA, ñ é uma mania e ñ é pk alguém decide ser anorético...

terça-feira, agosto 15, 2006 3:34:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ninguém decide ser anorético, claro que não! Mas muita gente decide (in)conscientemente deixar de comer para chegar a um ideal de beleza (quanta das vezes inatingivel) que vê estampado nas revistas. Este é o caminho para grande parte dos anoréticos.

terça-feira, agosto 15, 2006 6:46:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim, há uma decisão! há uma decisão consciente em diminuir de peso. ñ ha uma decisão em deixar de comer... o deixar de comer aparece quando a doença já está instalada e quando, akilo que nós pensamos e vemos, está distorcido da realidade... é quando já nada interessa, só interessa diminuir o mais possível... o deixar de comer ñ tem a ver com um ideal de beleza.tem a ver com um ideal, mas é um ideal estipulado por nós em que a beleza ñ tem o papel principal... o ideal envolve organização, controlo, perfeccionismo. se tivesse a ver com beleza, ñ axas que conseguiriamos ver que estamos magras de mais para sermos consideradas "belas"... uma pessoa esquelética ñ é bela, mete antes impressão, choque... se emagrecemos até este ponto, já nada tem a ver com beleza!

terça-feira, agosto 15, 2006 9:33:00 da tarde  
Blogger cristina said...

ANÓNIMO DAS 15:34:
"Não se sabe o que despoleta o início da doença"... Não se sabe no caso geral, mas em cada um daqueles casos já deve ter havido reflexão sobre as causas: a tv, as revistas, os amigos,... um bocado de cada, nada da disso,... Portanto, acho que, tendo em conta tudo o que depois passou, a reportagem dever-nos-ia ter dado mais informação sobre o tal despoletar. De resto, concordo com a complexidade que referes da mente humana e com a conclusão de que ninguém "decide" ser anorético - também ninguém "decide" ser alcoólico ou toxicodependente [desculpem lá a comparação, eu sei que são mundos diferentes, mas todos começam por ser algo que se experimenta e que depois foge do controlo; e a baixa auto-estima, insegurança e depressão também parecem ser um ponto comum].

ANÓNIMO DAS 21:33:
"Não há uma decisão em deixar de comer" - Não é isso que parece quando a coisa começa com a "decisão" de só beber refrigerantes, ou quando se reconhece que o corpo já está bem e se continua a comer apenas uma maçã por dia. Ou seja, a decisão de deixar de comer existe efectivamente também ainda numa fase inicial, quando se pensa que é só um bocado, e que depois se pára antes das coisas se descontrolarem. Quanto ao ideal que "envolve organização, controlo, perfeccionismo" - ideia que me passava completamente ao lado - vai, de facto, ao encontro do que disse uma das mulheres da reportagem.

quarta-feira, agosto 16, 2006 2:25:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial