terça-feira, agosto 29, 2006

Ser xiita no Líbano [2]

Ao contrário do que se passa em países democráticos (como Israel), deve reconhecer que não é todos os dias que se lê um texto profundamente crítico para com os regimes totalitaristas do Mashrek, escrito por uma xiita, do sexo feminino, natural e residente no Líbano. Quando nem sequer o próprio Daniel Oliveira, que é descrente, do sexo masculino, ocidental, que vive fora do Líbano, e me parece ser uma pessoa versada e interessada nestas matérias, foi capaz de reconhecer no seu «Arrastão» [nem, pelo que tenho lido, no «Expresso»] metade das evidências que esta xiita libanesa teve a coragem de escrever.

E, não foi por este artigo publicado no Na-Nahar que Mona Fayad passou a ser pró-israelita.

Apetece-me agora também fazer minhas, as suas palavras: «Quando se começar a olhar para o Médio Oriente com os olhos da justiça, sem judeus nem árabes nem cristãos, só da justiça, talvez muita gente perceba como andou a defender o indefensável.»
Partilhar

4 Comments:

Blogger BRUNO said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

terça-feira, agosto 29, 2006 11:14:00 da tarde  
Blogger BRUNO said...

Só assim se percebe a barbárie que a escolha da fé criou - um fundamento sólido para as linhas gerais das escolhas políticas.

Resta saber se justiça não é apenas uma linguagem comum que é reivindicada por todos intervenientes... por diferentes razões, todas fundamentadas e credíveis segundo a fé que as alimenta.

Como argumentar contra isso?

Apelando a evidencia e não à justiça.

terça-feira, agosto 29, 2006 11:18:00 da tarde  
Blogger sabine said...

Estive a ler o texto que ela escreveu (o outro post) e concordo com ela em quase tudo. Até porque ser xiita no Libano significa = a ser do Hezbollah e nem todos servem nesta categorização (ainda bem).

«Resta saber se justiça não é apenas uma linguagem comum que é reivindicada por todos intervenientes... por diferentes razões, todas fundamentadas e credíveis segundo a fé que as alimenta». Bem, Bruno, eu vejo as coisas assim: em tempos de guerra psicologica todas as vozes dissonantes sao bem vindas: Israel aproveita as palavras delas, o Hezbollah aproveitará outras dissidencias...
Uma coisa eu seu a ONU DEVIA DESARMAR O HEZBOLLAH! Se nao o conseguir fazer, vamos ter problemas...

quarta-feira, agosto 30, 2006 9:59:00 da tarde  
Blogger sabine said...

«Só assim se percebe a barbárie que a escolha da fé criou - um fundamento sólido para as linhas gerais das escolhas políticas». A bárbarie nao é a escolha da fé mas até onde a levamos. É por isso que eu defendo um estado laico e sem cruzes nas escolas publicas. A fé nao se pode emisquir em tudo.

quarta-feira, agosto 30, 2006 10:01:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial