quarta-feira, janeiro 25, 2006

Que há em comum entre um simpatizante do BE e outro do CDS?

Partindo das considerações do Filipe sobre a "alma portuguesa" decidi fazer uma lista de ideias que se associam à ideia de ser português:
  • Nostalgia rural e medo endémico do provincianismo, que levam a que se condenem todas as práticas que não se fazem no estrangeiro;
  • Gosto por comer bem e beber melhor (e muitos gostam de beber vinho e cerveja);
  • Gosto por ver e falar de futebol;
  • O passado e o presente de Fátima e toda a religiosidade à volta dela;
  • Os mitos do D. Sebastião (sempre útil em época de crise) e de Inês de Castro;
  • Um passado literário comum, que inclui Luís de Camões, Fernando Pessoa;
  • Gosto pelas aparências e por aparecer na televisão (mesmo que por apenas 5 minutos de glória);
  • Gosto excessivo por leis e uma necessidade compulsiva de as desrespeitar, de criar uma lei à imagem do umbigo de cada um;
  • Um tabu em mostrar afectos e sexualidades;
  • Simpatia pachorrenta;
  • Gosto pelo trágico e pela auto-comiseração;
  • Falta de auto-estima e de tentação criadora.

Estarei eu enganada? Esta lista terá o mínimo de veracidade?

Será que falta algum item nesta lista?

A palavra agora é do leitor.

Partilhar

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Gosto por comer bem e beber melhor"

Tu não deves estar a ver o que é beber bem em certos países, como por exemplo a Inglaterra. Quero eu dizer: neste aspecto a ingnorância é uma benção.

quarta-feira, janeiro 25, 2006 9:52:00 da tarde  
Blogger Sílvia said...

Depois de ler esta lista, cheguei à conclusão de que não sou uma verdadeira portuguesa. Não há um único item que se aplique a mim. Agora, resta saber se isso é bom ou mau. Sinceramente, não tenho a certeza...

quinta-feira, janeiro 26, 2006 2:25:00 da manhã  
Blogger sabine said...

Caros Luís e Silvia: obrigado pela vossa colaboração.
De facto, ainda minguém respondeu às minhas três perguntas finais. :(

quinta-feira, janeiro 26, 2006 7:33:00 da tarde  
Blogger rui said...

tabu em mostrar afectos e sexualidades? a mim parece-me o contrário.
como todas as listas deste género não me parece que tanha grande aplicabilidade. Pelos vistos h+a muitos portugueses aquem não se aplica, olha a sílvia acima;)
fátima, fernando pessoa e camões não são verdadeira fé ou paixão literária. São uma forma de estar no guiness, uma forma de revelar o gosto pelas aparências e os tais cinco minutos de fama o que contraria a tese da falta de auto-estima.
acho que a temos em demasia.
Acima de tudo o português´vive o trauma de ser um dos povos mais ultraliberais (cada um por si) vivendo num sistema politico que pretende ser uma social democracia.

sexta-feira, janeiro 27, 2006 6:43:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Faça-se, então, a vontade à senhora da casa... :)

- "Estarei eu enganada?" - a resposta a esta pergunta decorre logicamente da resposta às outras duas...

- "Esta lista terá o mínimo de veracidade?" - eu acho que sim! É claro que não podemos esperar que se aplique a cada um de nós, nem a cada pessoa por inteiro. Mas acho que se aplica globalmente. No tal "Prós e Contras" sobre a Alma Portuguesa referiram (e parece-me verdade): quando questionadas individualmente as pessoas não se revêem nestas características, mas conhecem sempre alguém (um vizinho, um primo, o tio de um colega,...) a quem isto se aplica (total ou parcialmente). Mas mesmo pessoalmente, não concordo com a Sílvia: eu gosto de comer bem, gosto de ver futebol, até acho piada aos mitos e amores trágicos históricos e partilho, indiscutivelmente, Camões e Pessoa - aliás custa-me conceber quem recuse este último item; ainda que não se tenha verdadeira paixão literária, há uma espécie de orgulho pela obra conseguida na nossa língua, que é mais do que o simples gosto pelas aparências...

- "Será que falta algum item nesta lista?" - é capaz... Assim como é capaz de ter algum dispensável... Mas é sempre difícil decidir em que ponto é que um comportamento individual tido por várias pessoas se torna um comportamento colectivo. Em questões de resumo estereotipado do português, parece-me que o velho "fado [sina], futebol e Fátima" ainda de adequa.

Apetece-me acreditar que somos mais do que isto, mas será que somos?... Individualmente acho que vamos conseguindo, mas aqui parece-me uma daquelas situações em que "o todo é não é a simples soma das partes".

sexta-feira, janeiro 27, 2006 8:53:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial