terça-feira, janeiro 17, 2006

Alma portuguesa

Há poucos espectáculos mais edificantes do que assistir a uma roda de intelectuais discorrendo sobre a “alma portuguesa”. Aconteceu ontem mais uma vez, no "Prós e Contras". Eu não sei o que é a “alma portuguesa”. Não sei o que há de comum entre mim, um monárquico, um militante do bloco de esquerda e Manuel Luís Goucha, por exemplo. Mas quando ouço estas divagações, tenho sempre uma fantasia: que alguém pegasse numa súmula das afirmações proferidas e andasse pelos montes alentejanos, pelos cafés lisboetas, pelas ruas portuenses, pelas esquinas do Norte, pelas montanhas das Beiras, pelas praias do Algarve e pelas ilhas, perguntando – meus amigos, vocês, enquanto portugueses, reconhecem-se neste palavreado?
Partilhar

7 Comments:

Blogger BRUNO said...

diriam:

bebe antes este branquinho, come este pastelito e acalma-te rapaz.

terça-feira, janeiro 17, 2006 1:19:00 da tarde  
Blogger Mr. Steed said...

eu acho mais interessante o facto de a pinto correia (raios me partam q não me lembro do nome da senhora) estar gorda que nem um pote. é o meu lado Nova Gente, o que se há-de fazer?

Conclusão: O plágio engorda.

terça-feira, janeiro 17, 2006 6:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu só vi a segunda parte, mas gostei do programa.

Entre ti e o Goucha há em comum, à partida, o facto de serem portugueses. A partir daí, há a partilha de um passado e de uma cultura, que deveriam vir acrescidos da construção de um futuro - foi esta construção futura que esteve em debate.

"bebe antes este branquinho, come este pastelito e acalma-te rapaz." parece-me uma boa frase, mas não é incompatível com o palavreado intelectual. Até porque, à sua maneira, transborda da tal "alma lusa": a simpatia pachorrenta do português e o legado gastronómico! Portanto, até acho que, quando devidamente adaptado, os portugueses [do Portugal profundo ;)] se podem reconhecer no tal palavreado.


Um pequeno à parte:
Por algumas vezes a (única) senhora convidada - que a minha ignorância não me permite saber quem é - teimou em deitar por terra toda a nossa educação escolar. A certa altura mostrou-se indignadíssima pelo facto de numa reunião de turma os professores terem pedido a colaboração dos pais no sentido de explicar aos meninos que numa sala de aula não se fala aos berros nem se passeia de um lado para o outro.
- Mas isso é trabalho dos professores; o que é que eles estão lá a fazer?!... - comentário da senhora.
- A mulher está parva! - pensamento que me ocorreu de imediato.
Seguiram-se aplausos do público...
- Mas está tudo tolo?!... - novo pensamento meu.

Será que sou só eu que acho que o civismo e as boas maneiras têm de começar em casa?!...

terça-feira, janeiro 17, 2006 6:23:00 da tarde  
Blogger nikonman said...

Eu adormeci a ver aquela coisa. Quando acordei ouvi a apresentadora dar um raspanete ao Lucas Pires: "Aqui não se podem referir nomes de candidatos presidenciais".
Desliguei aquilo e pensei cá para mim: "estás a dormir". E a dormir continuei (as noites no Alentejo são muito frias).

terça-feira, janeiro 17, 2006 7:14:00 da tarde  
Blogger Lord of Erewhon said...

Claro que não sabes!

terça-feira, janeiro 17, 2006 7:44:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Já estou a ver que na Alma Portuguesa ainda continua a existir um pouco de Satanismo. Nem sabia que "isso" ainda existia.

O orgulho de Mr. Crowley. :)

Saudações... amistosas [não vá o Diabo tecê-las].

terça-feira, janeiro 17, 2006 8:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

This is very interesting site... » » »

sábado, fevereiro 17, 2007 2:13:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial