quinta-feira, janeiro 19, 2006

Por detrás da tela: Guernica (1)

«Picasso foi um escultor que "vendeu a alma" à pintura»
João Cutileiro

No início de 1937, a Espanha estava em plena guerra civil, quando o Arquitecto Catalão, Josep Luís Sert, visita Picasso em Paris e o convida a pintar um grande mural para o pavilhão republicano espanhol na Feira Internacional de Paris, cuja inauguração estava prevista para Maio desse mesmo ano.

Apesar do apoio de Picasso à causa republicana em Espanha, inicialmente, o artista mostrou alguma relutância em aceitar o convite que lhe fora dirigido. Até então, nunca tinha tido um trabalho específico de propaganda política, e porque a dimensão do projecto era algo que não era concebível aos seus próprios olhos. No passado, ocasionalmente, Picasso já tinha dado mostras na sua obra das suas opções políticas. Aliás, o seu núcleo de amigos estava conotado com a causa republicana (esquerda antifascista e anarquistas). Picasso também mantinha o hábito de contribuir monetariamente na ajuda aos refugiados políticos espanhóis, mas sempre de forma reservada e confidencial.

Ainda no início do ano de 1937, Picasso escreve o poema «Sonho e Mentira de Franco» onde se refere pela primeira vez, de forma explícita, à guerra civil espanhola.

«Gritos das crianças, gritos das mulheres, gritos dos pássaros, gritos da flores, gritos das árvores e das pedras, gritos dos tijolos, dos móveis, das camas, das cadeiras, dos cortinados, das panelas, dos gatos e do papel, gritos dos cheiros, que se propagam uns após outros, gritos do fumo, que pica nos ombros, gritos, que cozem na grande caldeira, e da chuva de pássaros que inundam o mar.»

Na mesma altura, Picasso compõe um trabalho gráfico satírico, tipo cartoon, com o intuito de ser reproduzido em formato postal. Estes postais são vendidos em conjunto com uma folha do poema, como forma de angariar fundos a favor da causa republicana. Tal como no «Guernica», este postal satírico lê-se da direita para a esquerda.

Diversas imagens deste postal remetem para o «Guernica»: o cavalo tombado, a mulher com o filho morto nos braços, a mulher com um braço levantado para o céu, como que a pedir ajuda, o sofrimento, a crítica a Franco, o estilo, a “cor”...

















[CLIQUE NA IMAGEM PARA OBSERVAR OS PORMENORES]

[continua...]
Partilhar

2 Comments:

Blogger Sílvia said...

Bem, eu optei por um resumo, mas ainda bem que tu resolveste aprofundar o assunto. Vou remeter os leitores para aqui. :o)

sexta-feira, janeiro 20, 2006 1:01:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá Silvia,

Não foi bem ter resolvido aprofundar o assunto... eu é que tenho esta tendência para me "esticar" nos post. Comigo são tudo grandes estórias. Apesar de me esforçar, não consigo fazer por menos. ;)

sexta-feira, janeiro 20, 2006 12:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial