sábado, janeiro 28, 2006

Mestres da blogosfera

Afinal, eu não era o único que já começava a sentir alguma desilusão face ao que Constança Cunha e Sá vinha escrevendo na blogosfera. Ontem, enquanto visitava o «Blue Lounge», deparei-me com este post do Rodrigo sobre o assunto.

«O post da CCS «dispara para o ar», fazendo uma data de «vítimas civis». Por várias vezes pensei deixar de escrever na blogosfera, porque me cansa estar sistematicamente a ser bombardeado, mesmo quando a lama não me era directamente dirigida (como penso que é o caso). Que a «miudagem» se entertenha neste tipo de quezílias é-me indiferente, mas que uma jornalista da envergadura de CCS, num blogue lido por milhares de pessoas, se submeta a semelhante exercício, traduz-se numa tremenda desilusão.»
Rodrigo Adão da Fonseca, «Blue Lounge»

Hoje, ao visitar «O Espectro», fui surpreendido [positivamente] com a publicação integral do post do Rodrigo. É um bom sinal.

Como já o disse aqui, seria uma pena que CCS seguisse os mesmos passos na blogosfera de Vital Moreira ou Medeiros Ferreira.

Ainda há umas semanas atrás, em tom de brincadeira, disse a José Carlos Abrantes que fazia falta na blogosfera uma espécie de "Pacheca Pereira". Pode ser que CCS venha a preencher essa lacuna.
Partilhar

12 Comments:

Blogger sabine said...

Caro André:
Nunca viste os comentários de Constança cinha e Sá na TVI? Parece que não! Na blogosfera não creio que o tom vá mudar. CCS vai ter o mesmo estilinho sempre. É tipico dela fazer "feridos" mas só se queima quem quer. Também não me espantam as reacções do Rodrigo Adão da Fonseca.

sábado, janeiro 28, 2006 1:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sabine,

Estarei a descortinar por ai algum mau estar para com a CCS, ou acordaste simplesmente mal disposta?

Para quem defende tanto as mulheres e se diz de esquerda, estranho esta tua reacção tão "violenta".

André,

Concordo contigo e com o RAF. E isto não tem nada a ver com as tendências políticas da CCS. Pode ser interessante a participação da CCS na blogosfera, desde que não oscile tanto ao nível da argumentação como vem oscilando. Tem posts muito bons e outros que parecem ser dirigidos a deficientes mentais.

sábado, janeiro 28, 2006 3:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com todos e também com a Sabine.

O que a CCS faz é o mais fácil. Atira para o ar umas quantas "ideias", sempre por meias palavras, e depois pode ser que alguém as engula.

Fica sempre bem vista porque não acusa ninguém directamente e depois reduz os estragos dizendo que não era para aquele, nem para aquele, nem para este. Neste caso, não era para o RAF.

Se mais alguém que lhe faça mossa se queixar, lá vem a CCS dizer que também não era com ele.


Mais fácil não há!

sábado, janeiro 28, 2006 4:10:00 da tarde  
Blogger sabine said...

Caro André:
1. Eu gosto da CCS e estava a defendê-la (mas pelos vistos, pela tua interpretação, não).
2. Depois de escrever este comentário fui ler melhor o blogue da CCS e não mudei de opinião.
Caro Anonymus: A CCS faz análise política. Não tem obrigação de se dizer do partido X ou Y. E escreve aquilo que lhe apetecer no blogue.
3. A CCS é liberal, como o RAF.

sábado, janeiro 28, 2006 4:59:00 da tarde  
Blogger sabine said...

André:
"Para quem defende tanto as mulheres e se diz de esquerda, estranho esta tua reacção tão "violenta"."
Aconselho-te a não me qualificares segundo os teus chavões. Eu gosto da Constança Cunha e Sá. Mas não tenho necessariamente de gostar dela nem de nenhuma mulher (mesmo de uma mulher de esquerda) só por ser mulher ou só por ser de esquerda. Por exemplo, gosto da Helena Roseta mas poderia muito bem não gostar!

sábado, janeiro 28, 2006 5:05:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Sabine,
Ainda bem que passei por aqui antes de ir para a night.
"Caro André:"????? Deves estar, mais uma vez, a confundir alguma coisa. Aconselho-te, seriamente, a leres o post e todos os comentários, antes de continuares a tua escalada...

sábado, janeiro 28, 2006 8:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro André

só hoje é que descobri, através dest post, o post que escreveu sobre os atropelos na noite eleitoral. pode parecer-lhe estranho - e discordar da minha opinião, é claro - mas eu estou convencida que sócrates não sabia mesmo que alegre estava a falar. não tentei branqueá-lo. qd muito enganei-me no julgamento que fiz. é uma hipótese que, no entanto, não me parece provável. qt ao resto, não sei se a sua opinião sobre o espectro vai melhorar. espero que sim. mas as desilusões fazem parte da vida.

MC

Constança Cunha e Sá

domingo, janeiro 29, 2006 12:55:00 da manhã  
Blogger rui said...

o comentário acima é um bom exemplo de "ética blogosférica" e desmente a penúltima frase do teu post

domingo, janeiro 29, 2006 9:19:00 da manhã  
Blogger André Carvalho said...

Cara Constança Cunha e Sá,

Se vem aqui dizer que estava convencida [e que assim continua] que José Sócrates não sabia que Alegre estava a discursar... obviamente que nem sequer posso colocar em causa essa sua "crença".

Como as suas qualidades e mérito são amplamente reconhecidas, desiludiu-me o facto de não explicar porque é que considera que todo aquele imbróglio não passou de um simples lapso de José Sócrates. Digo isto, porque ainda não vi ninguém desmentir nenhum dos seus colegas jornalistas que dizem que seria impossível Sócrates não saber.

Provavelmente a CCS terá os seus motivos. Como habitualmente costuma fundamentar bastante bem as suas opiniões e desta vez não o fez, bem ou mal, retirei daí as minhas ilações.

O facto de ser um cliente habitual do seu «O Espectro» diz muito da consideração e interesse que tenho pelas suas opiniões, mas também sei que o "bloguismo" não é fácil, principalmente, quando é praticado por figuras públicas.

Desejo-lhe as maiores felicidades para o seu blogue e que consiga encontrar a fórmula ideal de sucesso, também na blogosfera.

Cumprimentos,

PS. Para desilusões... já me chega este governo. ;)

domingo, janeiro 29, 2006 3:30:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Caro Rui,

Não me desmente porque eu não fiz nenhuma afirmação. Simplesmente limitei-me a desejar que tal não sucedesse. Parece que não vai suceder. É realmente um bom exemplo.

CCS está a trazer para a blogosfera o seu estilo interventivo e de "dar a cara". Sendo quem é, limito-me a considerar louvável esta sua atitude. Provavelmente, terei de começar a pensar duas vezes [no mínimo] antes de me arriscar a escrever qualquer coisa sobre as opiniões de CCS. ;)

Com o resultado do Sporting de ontem, provavelmente vou passar a mudar de tema e começar a escrever posts sobre futebol. É mais seguro. ;)

domingo, janeiro 29, 2006 3:40:00 da tarde  
Blogger RAF said...

Caros André e Sabine,

Penso que já me vão conhecendo o suficiente para saberem que eu procuro encarar a blogosfera com frontalidade. Desagradou-me ver a CCS a colocar «tudo no mesmo saco»; desagrada-me ainda ver esta tentativa de justificar com a ideologia algo que não passa má educação, intolerância, escrita negligente, vaidade, falta de rigor, e outras insuficiências que são o lado menos bom da natureza humana, e que são transversais e não esclusivos da discussão do liberalismo.

Por isso reagi, penso que com correcção e sem perder o sentido de justiça (não quero dizer com isso que estas duas características não me tenham faltado noutras ocasiões). Porque, como se diz por aqui, este assunto do suposto fanatismo liberal, e a acusão de «marxismo», «já mete nojo».

[Em Março lá estarei na Almedina para te ouvir].

Rodrigo Adão da Fonseca

segunda-feira, janeiro 30, 2006 1:06:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Caro Rodrigo,

Há quem possa concordar ou discordar, mas a frontalidade e seriedade com que tratas os temas é reconhecida.

Como já te disse no teu blogue, concordo com a tua análise ao texto da CCS.

Um abraço,

segunda-feira, janeiro 30, 2006 1:44:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial