sexta-feira, janeiro 27, 2006

Misturar alhos com bugalhos

De há uns tempos a esta parte que venho deixando de visitar muitos dos blogues políticos que são [ou eram] considerados como “referências” na blogosfera nacional. Essas “referências”, aos poucos, foram-se transformando numa completa desilusão. Dois dos exemplos mais evidentes são os blogues «Causa Nossa» e o «Bicho Carpinteiro». Ainda há uns meses atrás era raro o dia que não os visitava. Agora, é raro o dia em que o faço.

Em sentido inverso, passei a seguir com atenção outros blogues que, por vezes, nem sequer estão referenciados como blogues políticos. O «Da Literatura» é disto um bom exemplo, e as opiniões de Eduardo Pitta sobre a actualidade política nacional são do melhor que tenho visto na blogosfera [e fora dela]. Este post, publicado na passada segunda-feira, e este mais recente, são disso uns bons exemplos.

Segundo parece, por este post, também partilho com a última estrela blogosférica, Constança Cunha e Sá, a opinião sobre os textos de Eduardo Pitta. Contudo, ou lemos textos diferentes, ou a Constança está a habilitar-se a entrar, rapidamente, na minha lista de estrelas blogosféricas decadentes.

Uma coisa é opinar sobre as opções dos canais televisivos. Outra, bem diferente, é misturar isto tudo e, pelo meio [como quem não quer a coisa], pretender dar a entender que o secretário-geral do PS sai imaculado de toda esta “estória”.

Sócrates sabia muito bem o que estava a fazer, e fê-lo premeditadamente, com objectivos que só ele próprio poderá descortinar. Para não variar, deu evidentes mostras de mau perder e de falta de inteligência política.

Não é que este assunto tenha alguma relevância de maior, só que me parece completamente despropositada esta tentativa [completamente falhada] de “branqueamento” do comportamento de José Sócrates, por parte de uma jornalista bastante conhecida e conceituada - apesar de o ter feito no seu blogue pessoal.

Já os canais televisivos tiveram, indubitavelmente, escasso segundo de reacção aos acontecimentos. Quanto a mim, embora todos os canais tenham decidido no mesmo sentido, se algum deles tivesse optado por manter no ar o discurso de Manuel Alegre, também teria sido aceitável.
Partilhar

4 Comments:

Blogger rui said...

eu acho que esta história se presta para todo o tipo de aproveitamentos.
de um lado e de outro.
Não me parece francamente que a CCS possa ser suspeita de "branquear" o sócrates. É claro que todo o "opinion maker" com um certo estatuto, e ela tem-no, terá sempre a tendência para almofadar coisas que incomodem quem está no poder, sobretudo quando é da área politica do visado, o que não é o caso. Antes pelo contrário, numa altura em que a área politica do sócrates ( e com certeza do alegre) parece abanar, maior é a vontade de abaná-la.
O problema na análise política em Portugal ( e suponho que noutros lados ) é que todos os analistas são pessoas extremamente argutas, autênticos dan browns descobrindo a cada passo códigos e códices nas mais absurdas situações. Pura e simplesmente deixou de haver lugar para o acaso. Um politico tropeçou e espetou com os cornos numa porta? Ah! as segundas intenções do sacana para cair daquela forma, naquele instante, esborrachar o focinho daquela maneira, não poderá nunca ser obra do acaso.
Neste caso concreto, a sensação com que fiquei foi que houve baralhanço, precipitação, incompetência. Mais, as coisas em Portugal (e não só) chegaram a um ponto de desprezo pela política que provavelmente a quem estava na regie, ou a quem estava controlar a sequência das intervenções na Telvisão nem achou particularmente estranho na altura pular do sócrates para o alegre e vice versa. Um banal zapping. Mas, clar, ao interpretar as coisas desta forma, no estado de avanço tecnológico em que se encontra a análise politica em portugal que rivaliza já com o delicioso "bancada central", sou suspeito, é claro que sou suspeito.
desculpa a extensão do comentário.
posso ser talvez um pouco ingénuo

sexta-feira, janeiro 27, 2006 8:03:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Viva Rui,

Estou-te a responder depois já ter lido a resposta da CCS num post mais acima. A tua interpretação coincide, quase na perfeição, com o que CCS diz. Vocês combinaram isto só para me chatear não foi? ;)

Já deverias saber que estás à vontade para fazeres os comentários que te apetecer e do tamanho que te apetecer aqui no «GR», e não me parece [mesmo nada] que estejas a ser assim tão ingénuo quanto isso.

Concordo plenamente quando dizes que deixou de haver qualquer lugar para o acaso... pelos motivos que referes.

A única coisa que não concordo contigo, e que no fundo está por detrás deste post [e de outros], é que apesar de Sócrates ser um alvo fácil [e merecido] de críticas, os jornalistas e comentadores andam a poupá-lo propositadamente. Se estivesse lá o Santana e tivesse feito metade do que este fez, caía o Carmo e a Trindade.

Em certos meios, não é politicamente correcto "massacrar" primeiros-ministros "socialistas"...ficam mal perante os amigos. Este comportamento selectivo chateia-me, profundamente.

domingo, janeiro 29, 2006 2:32:00 da tarde  
Blogger rui said...

olá André, não é que me repugne inteiramente a hipótese de te chatear um bocado;), mas a coincidência de opiniões que encontras entre a da Constança e a minha , não passa como podes imaginar, disso mesmo: uma coincidência. Talvez ditada pelo mínimo de bom senso que tem de haver quando se faz análise política e sem o qual não existe qualquer possibilidade de diálogo e confronto democrático.
Se quiseres acreditar na minha palavra asseguro-te que li a descrição do que a CCS escreveu aqui no teu post e ainda não li o dela.
A tua percepção sobre o que o Sócrates merecerá ou não, e a forma como anda a ser "poupado", parecem-me inteiramente subjectivas e respeito-as obviamente.

domingo, janeiro 29, 2006 5:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

What a great site columbia incorporation Face lift post op photos Cellular phones tv advertising Subaru official site Devilbiss humidi clear humidifier Peugeot rims 1988 porsche 959 drop nose Is it safe to go tanning after accutane Fixtures ratings bathroom faucets Ocean shores resorts and cabins Herbal+breast+enhancement+review Donating blood losing weight Weight loss medication meridia Coffee and espresso makers dacor No prior prescription didrex Penis pull back 1988 porsche 930 turbo statistics integrated dishwashers uk Tomtom go portable car navigation system review

segunda-feira, fevereiro 05, 2007 2:40:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial