terça-feira, dezembro 27, 2005

Memória Futura (act.)

"A esquerda democrática teve no século XX um programa geral que hoje, em função de fenómenos inelutáveis como a globalização ou a baixa natalidade, mostra as suas debilidades. Mas a esquerda (ou certa esquerda, como a dos presentes candidatos) acha que ser de esquerda é não reconhecer estes problemas... apesar de eles estarem, de um modo ou de outro, na cabeça da maioria dos eleitores"
Henrique Monteiro

A esquerda portuguesa vive de criticar a direita e não olha para dentro de si. É claro que existem sempre pontos de oposição à direita (disso, aliás, vive o binómio esquerda / direita) , mas de facto as esquerdas têm de olhar mais para dentro de si e repensar os problemas. A globalização, por exemplo (aprofundarei este assunto outro dia). É algo inevitável. Se queremos uma globalização alternativa há que construir algo - ter ideias - e não ser somente do contra porque sim. Há que ir ao fundo das questões e ver o que está efectivamente bem e mal e agir em conformidade. Porque não há razões para ficarmos presos às ideias de algum tempo atrás, por mais válidas que estas possam ter sido.
Partilhar

3 Comments:

Blogger André Carvalho said...

As direitas são sempre criticáveis????? E as esquerdas não? Por muito que me esforçe nunca irei conseguir entender esta tua afirmação.

terça-feira, dezembro 27, 2005 10:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

certeiro!

quarta-feira, dezembro 28, 2005 4:32:00 da manhã  
Blogger sabine said...

André:
Obrigado pela chamada de atenção. Vou reformular essa parte para ficar mais claro.

Filipe e Luis:
Este post tem uma série de ideias que vou desenvolver no meu blogue e aqui, no Geração Rasca. Obrigado pelas vossas palavras.
As minhas palavras estão certas, mas se não forem postas em prática não valem nada.

quinta-feira, dezembro 29, 2005 7:48:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial