quinta-feira, dezembro 08, 2005

Memória Futura

"Hoje em dia já não há ideias de esquerda. Estamos em uma situação na qual se combina o domínio do sistema capitalista em sua face neoliberal com uma esquerda que não soube se reorientar depois do colapso da União Soviética"
Partilhar

2 Comments:

Blogger cãorafeiro said...

sabine, a verdadeira esquerda democrática regozijou-se profundamente do colapso do totalitarismo soviético. aliás muitas pessoas que na sua juventude foram seduzidas pelo cominismo, que saiu muito prestigiado da 2ª guerra mundial, romperam com o comunismo aquando da invasão da hungria dem 1958 ou mais tarde da invasão da checoslováquia em 1968. um exemplo: albert camus, que pertenceu à resistência comunista e depois quando se viu confrontado com os acontecimentos na hungria, sentiu que entre o comunismo e a liberdade, devia ser fiel à liberdade.

não devemos confundir os comunistas com a esquerda democrática.

a esquerda democrática defende uma sociedade livre, em que o papel do estado como promotor de segurança e coesão social não exige o sacrifício das liberdades individuais, pelo contrário, protege-as.

convém não esquecer que em portugal os comunistas tentaram sem sucesso uma espécie de golpe de praga. actualmente jogam dentro das regras da democracia pluralista, mas continuam a sonhar com uma sociedade colectivizada.

não sei se conheces pessoalmente comunistas filiados, mas certamente conheces a sua ideia de como os indivíduos se devem submeter e servir aquilo a que chamam o colectivo.

nota que eu também penso que o neo-liberalismo está a destruir todo o bem-estar que a europa conseguiu construir desde 1945. o neo-liberalismo está ainda a perpetuar a dependência dos países pobres, e a agravar as desigualdades sociais em todo o mundo.

a sociedade economicamente baseada no consumismo desenfreado que se estabeleceu nos chamados países desenvolvidos está a levar o mundo para o abismo, e tem necessariamente os dias contados. até entre os neo-liberais já há quem assuma que é assim.

a alternativa? comecemos por fazer um esforço individual por nos libertarmos de falsas necessidades. comecemos sobretudo por fazer um esforço para pensarmos pela nossa própria cabeça.

cara sabine: gostas de citações. eu também. mas não fiques apenas pelas citações. qual é o teu interesse em participares num blog? replicar o pensamento dos outros, ou apresentar as tuas próprias ideias, impressões, angústias, esperanças...

um abraço,
cão

quinta-feira, dezembro 08, 2005 3:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on!
»

quinta-feira, outubro 05, 2006 1:50:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial