sábado, dezembro 17, 2005

Estórias

Retomando a iniciativa do André, cá deixo mais uma estória do passado. O seu protagonista é o nosso primeiro rei, Afonso Henriques, e vem ela contada no Livro de Linhagens do Conde D. Pedro (Século XIV). Não pode haver certezas quanto à sua veracidade, mas cá vai ela, em modernização linguística minha:
Quando el-Rei D. Afonso, filho do Conde D. Henrique, reinou em portugal, foi hóspede de um homem bom que se chamava Dom Gonçalo de Sousa, que habitava a quinta de Unhom. E quando estavam a acabar de comer, el-Rei foi ver a mulher do seu hóspede, que se chamava Dona Sancha Álvarez, filha do Conde das Astúrias, e começou a doneá-la [ou seja: "fazê-la dona"...]. Naquele momento, Dom Gonçalo entrou pela porta, vio-o e disse-lhe: «Senhor, levantai-vos daí e i-de comer, porque já adubastes o terreno...». El-Rei levantou-se e sentou-se a comer. E, estando ele a comer, Dom Gonçalo pegou na sua mulher, cortou-lhe o cabelo, vestiu-lhe uma roupa às avessas, pô-la em cima de um cavalo, virada para trás e mandou-a para a terra do Rei. Dom Afonso Henriques achou-se desonrado, e disse-lhe: «Dom Gonçalo, por menos disto o meu avô cegou sete Condes!». E Dom Gonçalo respondeu-lhe: «Senhor, cegou-os e fez mal. E consta que morreu por causa desse erro...»
Partilhar

1 Comments:

Blogger André Carvalho said...

Os nossos reis tinham cada panca. ;)

Há estórias muito giras na nossa História, e lembrei-me agora de uma sobre o Cutty Sark (não é o whisky mas o barco que dá o nome à bebida) que é fabulosa. Durante a próxima vou contar aqui no GR a estória.

sábado, dezembro 17, 2005 12:19:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial