domingo, abril 25, 2010

O pensamento hegemónico explicado a uma jovem

Jovem debruçada sobre o livro de história - Afinal o que é isso do sistema capitalista?
Mãe - Fazes cada pergunta.
Jovem - És contra ou a favor?
Mãe - Contra ou a favor? Mas essas alternativas são muito limitativas. A economia é uma das dimensões da actividade humana, daí que tenha de existir independentemente de sermos contra ou a favor. Outra coisa é perguntares-me se eu concordo com uma visão do mundo marcadamente economicista. Isso não concordo.
Jovem - O pai é a favor do sistema capitalista, tens de me explicar se és contra ou a favor para eu perceber onde queres chegar.
Mãe - Bem, vou dar-te um exemplo. Imagina que eu chegava ao pé de ti e dizia: tens de ir aprender a tocar guitarra, pois o que está a dar é aprender a tocar guitarra, é o melhor para o teu futuro, só assim poderás ser feliz, não há nada melhor que aprender algo que nos seja útil no futuro. E não há alternativa, todas as outras aprendizagens são inúteis e desadequadas ao mercado de trabalho de futuro, daí que para seres feliz tenhas de te acomodar e adaptar a esta visão de mundo.
Jovem - Que horror, isso é horrível. Estarem a impor-nos algo só porque alguém pensa que é o melhor para nós, independentemente de nos ouvirem. Isso é horrível.
Mãe - Os pensamentos hegemónicos são assim, surgem de esferas da sociedade, como a academia, por exemplo, quando conseguem arranjar claques (como as do futebol) que difundam as suas crenças espalham-se e têm a pretensão de nos obrigar a todos a "tocar guitarra". O sistema capitalista é um sistema mundo que através da globalização se tenta impor como a única visão do mundo possível, tal como o sistema comunista. Ambos são hegemónicos e antagónicos pois funcionam da mesma forma: segundo os pressupostos da razão assumem-se como o único tipo de visão do mundo possível.
Jovem - Que horror, logo eu que detesto guitarra!


Etiquetas: ,

Partilhar

1 Comments:

Blogger Unknown said...

É bom ler-te neste dia por aqui Nancy ;)

Um grande 25 de Abril para todos!

domingo, abril 25, 2010 2:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial