quinta-feira, outubro 22, 2009

Síndroma Roman Polanski

Sou um apreciador da obra de Saramago e confundo facilmente “Caim” com uma onomatopeia reveladora de um canídeo em sofrimento. Mas apesar do meu mais profundo agnosticismo, considero as declarações do escritor a [des]propósito do seu último romance, completamente dispensáveis, e que podiam ser – como acabou por acontecer - facilmente interpretadas como ofensivas pelos crentes. Como Saramago afirma não ter procurado a polémica, a minha única dúvida é se as suas afirmações se devem a uma insanidade temporária com origem na sua já avançada idade, ou ao efeito dominó do prémio Nobel da Literatura que lhe foi atribuído em 98 e que agora lhe voltou a subir à cabeça.

Etiquetas:

Partilhar

3 Comments:

Blogger Carlota said...

Foi pura e simplesmente ridículo. Fez-me lembrar manobras publicitárias à anos 80.

quinta-feira, outubro 22, 2009 9:41:00 da manhã  
Blogger Daniel Portelo said...

Se fossem afirmações de um jovem escritor à procura de afirmação e protagonismo até poderia compreender, mas vindas de uma pessoa que se diz um senhor da literatura mundial, dispensava-se.
Fiquei com pena desse senhor, nota-se que está a ficar senil...

quinta-feira, outubro 22, 2009 11:50:00 da manhã  
Blogger Unknown said...

E será q para além do desconto da senilidade-se for o caso...-n se percebe simplesmente o q as palavras traduzem?! O q tanta gente ja defendeu um dia?! Crueldade, castigos vários, sim q foi escrito (indirectamente) há milhares de anos; mais, q é manipulada (a biblia) para servir um processo politico-social de ordem pela instituição da igreja, mas q ainda assim ao longo destes longos seculos continua a ser difundida e defendida. Se os catolicos (sociedade ocidental, ou o q quiserem) n aceitam a opinião dele; n entendem estritamente o sentido das palavras, se se tomam por marias ofendidas (n resisti!) que podemos esperar? E como nos espantamos com os cuidados q se tem para c os nossos irmãos muçulamnos e sua cultura e sencibilidades? N sei se foi manobra, mas sei q foi saramagiano! N me choca e me diverte independentemente de gostar da maioria das suas obras.

sexta-feira, outubro 23, 2009 11:47:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial