segunda-feira, outubro 05, 2009

Implantação da República

"Não existe eschola alguma; existem apenas homens que sabem pensar e escrever com independencia. Todavia ha quem ache conveniente servir-se d'esta designação para comprometter esses homens tornando-os solidarios com as incoerencias e futilidades de gente que se dá por honrada em vêr-se reprovada em tão boa companhia."

As theocracias litterárias
Novembro de 1865,
Teófilo Braga

A teocracia literária é apenas uma forma de teocracia. Este texto é um excelente ponto de partida para uma reflexão mais ampla e significa tão só essa espécie rara de pensamento que pretende impor-se ao dos outros. A história da humanidade é repleta de equívocos de pensamento e respectivas teocracias. Contudo, também é verdade que um equívoco teórico só poderá transformar-se em verdadeiro equívoco após a sua implementação prática. A sua implementação prática corresponde a ganhos perante os concorrentes, caminho aberto para se transformar no pensamento dominante, logo a teocracia do momento.
Actualmente estamos em plena era de mudança, à teocracia do mercado pretende impor-se outra teocracia, as alternativas são distintas e antagónicas. Esperemos que os ganhos da nova ordem sejam mais substantivos que as perdas da anterior.

Viva a República!

Etiquetas:

Partilhar