quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Prioridades e lealdades

Uma leitura que afectou, drasticamente, a minha (in)coerência.
“Pois recontar o passado é um acto social do presente, feito por homens do presente e afectando o sistema social do presente.
A verdade muda porque a sociedade muda. (…) E no presente nós todos somos irremediavelmente o produto do nosso background, do nosso treino, da nossa personalidade e papel social e das pressões estruturadas no seio das quais operamos.”
Wallerstein (1974). O Sistema Mundial Moderno. Vol.1. Porto: Afrontamento, p. 20.

Seremos determinados pelas circunstâncias e nada poderemos fazer para “ver” de outra forma?
Sabemos o quanto o ser humano é um ser resistente à mudança, mas ao mesmo tempo mudando sem conseguir oferecer oposição a determinados factores que o impelem a tal. Alguns desses factores surgem do campo mais pragmático da vida de todos nós, nas organizações onde operamos a nível profissional, por exemplo, constituindo-se como uma das possibilidades de confronto e conflito social com outros grupos, outros protagonistas de uma determinada vivência social, política e económica, também eles, como nós, tomando decisões relativas às suas prioridades e lealdades ideológicas. Nem cientistas, nem filósofos estão isentos desta exigência. Nem esta é limitada aos seus papéis não científicos, isto é aos seus papéis especificamente políticos.
Tendo como pano de fundo esta realidade, conseguiremos ultrapassar a tendência vigente em todas as sociedades ocidentais, de colocarmos no cargo X alguém cuja competência está para além das suas prioridades e lealdades ideológicas?
Perante o quadro anterior tal comportamento é quase impossível, pois as lealdades ideológicas e as prioridades colidem drasticamente com as competências pessoais.

Etiquetas:

Partilhar

1 Comments:

Blogger CS said...

Se me permite, deixava-lhe uma sugestão mais leve na área das energias renováveis.
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/02/os-argumentos-das-energias-renovaveis.html
Um abraço,
CS

quinta-feira, fevereiro 26, 2009 3:32:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial