quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Entre a globalização e o proteccionismo venha o diabo e escolha

Um grande amigo, acérrimo defensor do capitalismo, enviou-me esta frase de Marx por email:

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."
Marx, O Capital, 1867

Esse meu amigo sabe que eu tenho uma certa aversão à cegueira a que conduzem as ideologias, tal como a cegueira da religião. A ideologia é o substituto da fé no sistema mundo capitalista (ai, se o Wallerstein lê-se isto excomungava-me). A ideologia põe alguns homens a fazerem de conta que estão a representar milhões de eleitores. Fazer de conta? Se estivessem a trabalhar a sério, mesmo a sério, trabalhavam em prole do bem comum, melhor qualidade de vida, emprego, segurança, saúde, educação, etc, cá por mim até poderiam escolher o sistema de Estado que lhes desse mais jeito, estou-me rigorosamente nas tintas para isso. Em vez disso temos meia dúzia de iluminados que há luz de teorias assazmente fundamentadas tratam de servir o interesse de determinada onda económica. Entrementes cozinham a coisa com meia dúzia de patacoadas à laia de preocupação social.

Etiquetas:

Partilhar

5 Comments:

Blogger António Luís said...

Muito bem!
Assino por baixo!...

quinta-feira, fevereiro 12, 2009 8:16:00 da tarde  
Blogger Jorge H. Saladino said...

Ótimo espaço este blog, me sinto em casa

Bom ver q não estamos sós nesta empreitada

quinta-feira, fevereiro 12, 2009 9:06:00 da tarde  
Blogger MRP said...

quando percebo os teus posts tendo a concordar contigo. muito bem!

sexta-feira, fevereiro 13, 2009 8:18:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Uma frase de Marx ou uma profecia do Nostradamus? ;)

sexta-feira, fevereiro 13, 2009 11:25:00 da manhã  
Blogger Joao com til no a, se faz favor. said...

"Entre a globalização e o proteccionismo venha o diabo e escolha"

Deixa-me ver, a globalização tirou e tira da fome, da miséria e da morte prematura milhões de chinocas, milhões de indianos, milhões de ....

O protecionismo assim de equivalente não me ocorre agora nada.

Esse diabo deve ser míope.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009 10:23:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial