sexta-feira, janeiro 09, 2009

O Capuchinho afinal não tem capa vermelha

José Luís Fiori contesta a tese de Wallerstein do declínio do Império Americano e consequentemente do sistema mundo capitalista.
E quanto à grande ilusão criada pelos (neo)liberais de que o Estado era o lobo mau do mercado?
Aí a versão da história é bem diferente.
[Estamos na fase final da história, Capuchinho faz determinadas perguntas à sua querida avó.]
(...)
Capuchinho — Avó, porque precisas dos braços do Estado?
Lobo mau — Para abraçar novas oportunidades, minha neta!
Capuchinho —Avó, porque precisas das pernas do Estado?
Lobo mau — Para (con)correr melhor, minha neta.
Capuchinho — Avó, porque precisas das orelhas do Estado?
Lobo mau — São para ouvir melhor os mercados, minha neta.
Capuchinho — Avó, porque precisas dos olhos do Estado?
Lobo mau — São para ver melhor as letras miudinhas dos contratos, minha neta.
Capuchinho — Avó, porque precisas de uns dentes tão grandes?
Lobo mau — São para comer os Estados, ah, desculpa, as empresas concorrentes, minha neta.

Etiquetas: ,

Partilhar