segunda-feira, dezembro 01, 2008

A verdadeira alma portuguesa

“Os peixes, (…), lá se vivem nos seus mares e rios, lá se mergulham nos seus pegos, lá se escondem nas suas grutas, e não há nenhum tão grande que se fie do homem, nem tão pequeno que não fuja dele. Os autores comummente condenam esta condição dos peixes, e a deitam à pouca docilidade ou demasiada bruteza; mas eu sou de mui diferente opinião. Não condeno, antes louvo muito aos peixes este seu retiro, e me parece que, se não fora natureza, era grande prudência. Peixes! Quanto mais longe dos homens, tanto melhor; trato e familiaridade com eles, Deus vos livre! (…) vós, peixes, longe dos homens fora dessas cortesanias, vivereis só convosco, sim, mas como peixe na água. (…)
Perguntado um grande filósofo qual era a melhor terra do Mundo, respondeu que a mais deserta, porque tinha os homens mais longe. Se isto vos pregou também Santo António (…) bem vos pudera alegar consigo, que quanto mais buscava a Deus, tanto mais fugia dos homens. Para fugir dos homens deixou a casa de seus pais e se recolheu a uma religião, onde professasse perpétua clausura. E porque nem aqui o deixavam os que ele tinha deixado, primeiro deixou Lisboa, depois Coimbra, e finalmente Portugal. Para fugir e se esconder dos homens mudou o hábito, mudou o nome, e até a si mesmo se mudou, ocultando sua grande sabedoria debaixo da opinião de idiota, com que não fosse conhecido nem buscado, antes deixado de todos, como lhe sucedeu com seus próprios irmãos no capítulo geral de Assis. De ali se retirou a fazer vida solitária em um ermo, do qual nunca saíra, se Deus como por força o não manifestara, e por fim acabou a vida em outro deserto, tanto mais unido com Deus, quanto mais apartado dos homens.”

VIEIRA, Padre António (2008). Sermão de Santo António e outros textos. Cruz Quebrada: Oficina do Livro, pp. 18-21.

Etiquetas: , ,

Partilhar

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Depois do relembrar deste célebre sermão do Pe António Vieira apetece perguntar se não estará tentada a recolher a um covento.

segunda-feira, dezembro 01, 2008 11:05:00 da tarde  
Blogger VeraC said...

Caro Francisco,
Tentada estou, mas não posso: conflitos de interesse.

terça-feira, dezembro 02, 2008 1:50:00 da manhã  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial