quarta-feira, dezembro 24, 2008

Um Pai Natal sem soluções



A educação poderá diferenciar algumas atitudes:
- quem evolui e quem estagna/regride;
- quem aprende e quem não aprende;
- quem sabe o que é importante aprender e quem não sabe;
- quem sabe o que quer ser e quem não sabe.

Estas reflexões são propiciadas pelas seguintes correlações:
- comportamento incorrecto na sala de aula aliado ao desinteresse na aprendizagem;
- comportamento incorrecto na sala de aula aliado ao desconhecimento de si próprio;
- comportamento incorrecto na sala de aula aliado ao desconhecimento de regras de saber estar;
- comportamento incorrecto na sala de aula aliado à ausência de objectivos para o futuro;
bem como outras correlações possíveis.

Então o que o educador terá de fazer é a implementação de uma estratégia que potencie no educando:
- auto-conhecimento;
- motivação pela aprendizagem;
- discussão de direitos e deveres no contexto educacional e respectivas punições;
- descoberta de um objectivo ou de uma perspectiva de futuro.

A receita parece fácil quando um educador trabalha com 30/40 educandos/ano, já me parece difícil ou impossível quando os mesmos se elevam para 200 ou 300. É uma espécie de ida ao SAP do concelho, se o médico for bom a avaliar os sintomas das doenças, se o número de doentes for reduzido, se as doenças forem pouco complicadas, então o diagnóstico poderá ser infalível; agora se algumas destas variáveis se alterarem poderemos ter sérias dúvidas quanto à infalibilidade do diagnóstico e para tal basta apenas existir um transtorno: a quantidade de doentes.
Posto isto, parece-me que o problema da educação não será fácil de resolver.

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1 Comments:

Blogger JKL said...

Um feliz Natal a todos!!!
Merry Xtmas!
Etc, etc, etc!!!
:D

quarta-feira, dezembro 24, 2008 9:26:00 da manhã  

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