terça-feira, outubro 28, 2008

Os Morangos de Janeiro

Durante a minha meninice sempre aguardei impacientemente o meu aniversário não só pelas prendas, mas também porque era nessa altura que abria a Feira Popular e, principalmente, porque era também por aí que começava a época dos morangos.

Ainda me lembro da excitação que sentia quando o meu pai aparecia em casa com os primeiros morangos. E depois, simples, com açúcar ou com Chantilly, durante os dois ou três meses em que duravam, os sabores sobrevoavam os meus sentidos, quais variações de Bach, deixando-me arrebatado num exercício de puro hedonismo. Quando acabava a época eu estava satisfeito e preparado para enfrentar a privação que aí vinha como uma coisa natural.

E de repente tudo mudou. Os morangos começaram a aparecer nas prateleiras nas épocas mais inesperadas, os restaurantes passaram a servir durante todo o ano morangos de aspecto lustroso em tacinhas muita foleiras, e o encanto foi morrendo. Ao entusiasmo inicial por poder comer morangos quando quisesse, depressa se sucedeu um nostálgico vazio. E o que tinha até aí sido uma experiência emotiva passou a ser um descaracterizado e insosso acto de consumismo, como que ao som da musica do Sardet. Hoje, é raro comer morangos!

Mas afinal quem foi o gajo que pediu para comer morangos no Inverno, porra?

Partilhar

7 Comments:

Blogger Carlota said...

LOL! Adorei.
E conseguiste enganar-me até metade do terceiro parágrafo!

terça-feira, outubro 28, 2008 3:31:00 da tarde  
Blogger Leonor said...

Posso assinar por baixo? Que grande inspiração nos vem do cinzento. Fantástico. Algo me diz que os nossos aniversários não serão longe um do outro :-)

terça-feira, outubro 28, 2008 8:21:00 da tarde  
Blogger Sinapse said...

Mas que belo texto!
... já muitas vezes me assaltou a ideia de fazer um post a versar sobre o mesmo tema ... mas nunca encontrei as palavras ... e ei-lo aqui, magistral! a la MRP!

quarta-feira, outubro 29, 2008 12:02:00 da manhã  
Blogger MRP said...

obrigado.

o meu aniversário, leonor, é em Junho, o que faz de mim um junuino gémeos (aqui como our dear sinapse).

quarta-feira, outubro 29, 2008 10:26:00 da manhã  
Blogger Leonor said...

Eu também sou junuina Gémeos e há mais por aqui ;-)

quarta-feira, outubro 29, 2008 1:37:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Não sei de quem falas, Leonor...;)

quarta-feira, outubro 29, 2008 3:42:00 da tarde  
Blogger Leonor said...

Não era de ti, Carlos, que tu não és junuino :-)

quarta-feira, outubro 29, 2008 6:21:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial