sexta-feira, outubro 17, 2008

Obama e McCain

O André tenta explicar-nos o porquê da direita dever apoiar McCain e não Obama e a esquerda, convenientemente, não dever apoiar nenhum.
O André está a conduzir-nos, sabiamente, à sua lente ideológica, pois olha para a direita com a lente do CDS/PP. Contudo, mal grado as suas preferências, actualmente a direita maioritária em Portugal não partilha de tal opção ideológica, com algum pesar da sua parte, imagino.
A direita do PSD possui duas grandes alas: a neoliberal Cavaco Silva nos anos 80, António Borges, Durão Barroso, Luís Menezes, Santana Lopes (ele há circunstâncias felizes, e não é que nos tempos "aparentemente" avessos ao neoliberalismo ajudaram a eleger uma verdadeira social-democrata?) e a social-democrata Manuela Ferreira Leite, Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio e Cavaco Silva, Presidente da República.
As guerras internas do PSD deverão ser encaradas nesta perspectiva? Talvez.
Uns substituem outros, enquanto uns lideram, outros vão trabalhando, empenhadamente, por certas mortes políticas a prazo.
A tendência maioritária da actual liderança do PSD é a social-democrata, mais conservadora, tradicional e elitista.
Daí a razão dos partidários do PSD, ala social democrata, apoiarem Obama e os da ala neoliberal apoiarem McCain. Quem mais deveria apoiar o CDS/PP?
A razão da esquerda apoiar Obama?
Mas a esquerda também não é responsável pela reconstrução de novos paradigmas?
E os novos modelos de sociedade não se apoiam na liberalização de certos costumes?
E quem pretende construir novos modelos de sociedade não deverá conservar, estrategicamente, aliados de circunstância? Pois...

Etiquetas:

Partilhar

3 Comments:

Blogger André Carvalho said...

Olá Vera,

Provavelmente não me expliquei bem - ou não fui suficientemente explicito -, mas o que quis dizer é que Obama se encontra [em termos políticos] mais perto do CDS-PP do que dos bloquistas [Pê Ésse Érres e U Dê Pês]. O que eu não disse mas que julgo ser deduzível é, que me parece perfeitamente natural que a maioria da direita (PSD) apoie o Obama; o incompreensível [pelo menos para mim] é que ex-UDP’s e ex-PSR’s o apoiem.

Bjs

sexta-feira, outubro 17, 2008 2:47:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

André,

Agradeço o teu esclarecimento.
Bj,
Vera

sexta-feira, outubro 17, 2008 8:54:00 da tarde  
Blogger André Carvalho said...

Ter servido de inspiração para este post é o quanto basta. ;)

sexta-feira, outubro 17, 2008 10:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial