sexta-feira, setembro 26, 2008

Verbal Spin?

Se esta semana fosse obrigada a destacar um texto jornalístico, as honras recairiam sobre o artigo de Inês Subtil cujo título é o espampanante: "Investigadores criam mecanismo para saber se os políticos dizem a verdade". O artigo versa sobre a manipulação. Como ainda ninguém se deu conta esclareço desde já: é um tema que não me é caro, principalmente quando não se vislumbram, através das palavras dos seus desocultadores, tentativas de mascarar um outro tipo de manipulação a a la carte.
A argumentação do artigo é tão espampanante que ouso colocar uma pergunta: seria algum adepto da teoria da conspiração capaz de conceber algo de tão criativo?
Não me parece!
A construção do artigo usa e abusa de argumentos científicos, tais como:
- o cientista - como validação do velho argumento de autoridade;
- a experimentação científica - como sinónimo de seriedade da investigação;
- a comprovação das hipóteses - como oportunidade de desocultar a verdade escondida nas palavras dos políticos, pela, vejam só, invenção de um software que mede não sei o quê em não sei quem, uma espécie de spleen da indigestão?

Como diria a velha Hortênsia*: é com papas e bolos que se enganam os tolos...

*Aldeã famosa algures em Coimbra, morreu de cirrose hepática aos 97 anos, consequência de contactos tensos entre um mata-bicho matinal e a parca alimentação diária.

Etiquetas: , ,

Partilhar