quinta-feira, agosto 14, 2008

Neoliberalismo e educação

Quando o neoliberalismo assentou arraiais na UE (a partir dos anos 80) e em alguns organismos transnacionais de referência (OCDE, UNESCO) o panorama educacional na Europa era qualquer coisa como:

- Norte da Europa com a esmagadora maioria da população alfabetizada e educada, sem taxa de analfabetismo, salvo erro desde o início do século XX.
- Portugal, com a esmagadora maioria da população com défices de educação e com analfabetismo, a taxa actual de analfabetos em Portugal é de cerca de 8% (como os analfabetos já possuem uma determinada idade, quando morrerem acaba-se o analfabetismo, é uma solução a longo prazo, mas eficaz, passe o cinismo).

O discurso neoliberal na área da educação é simples:
- aprendizagem ao longo da vida porque precisamos de ter competências para competir, adaptarmo-nos ao mercado, enfim, às necessidades da economia.
- discursos educativos em prole do empreendedorismo, flexibilidade, adaptabilidade, eficiência, eficácia, tendo em vista uma Europa desenvolvida, uma sociedade da informação, do conhecimento,...

Tudo isto perante o panorama aflitivo da escola de massas, desautorização dos profissionais da educação, pressões políticas sobre a quantidade em detrimento da qualidade (aliás o discurso da ministra sobre o preço dos retidos, vai nesse sentido), falta de preparação de profissionais da educação, sistema burocratizado, heterogeneidade dos educandos, entre outras, transformam a educação num campo de batalha propício a discursos superficiais e fazedores de opiniões que contribuem para o desgaste da escola pública e do aparecimento de soluções milagrosas (a apologia do privado, a apologia de métodos de ensino ultrapassados, etc.).

As normas políticas transnacionais, discorrem em prole da eficiência, eficácia, adaptabilidade, adaptam-se (e mal) a um contexto de Norte da Europa, onde a sociedade civil está suficientemente informada e combativa para fazer face a normativos que impelem os seus filhos a transformarem-se nos novos servos: os lacaios da economia.

Um sistema educativo não fornece mão de obra fabricada às necessidades da economia.

Um sistema educativo deveria fornecer seres humanos educados, críticos, combativos, donos do seu destino e orgulhosos da sua cultura e do seu país.

Não lacaios, servos, seres humanos adaptados às necessidades de qualquer discurso político-económico-social de circunstância, em prole de interesses organizados e cíclicos, sejam elas quais forem.

Um país com 8% de analfabetos, não sei quantos por cento de analfabetos funcionais, com uma taxa de iliteracia elevada adapta-se, compete, é eficiente com que almofada crítica? Anda à mercê de que interesses? Como se defende dos interesses culturais dos outros? Como se defende dos discursos a favor de uma determinada cidadania, estilo de vida, norma cultural?

Daí que quando um político começa a importar ideias que já estão a ser postas em causa na Europa e no mundo em geral, vejam-se os trabalhos de Anthony Giddens, Zygmunt Bauman, Richard Sennett, entre outros, me ocorra amiúde a velha máxima de Cícero: "A verdadeira liberalidade consiste em dar com acerto".

Etiquetas: ,

Partilhar

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É evidente que somos um país com atrasos de variada ordem, mas sejamos optimistas, o país tem evoluido ao longo dos ultimos anos.
Só quem não quer ver é que não nota a diferença.
Cump.

sexta-feira, agosto 15, 2008 11:23:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um pouco atrazado mas gostaria de dar opinião, porque o assunto é importante.

Se há classe que pode auto-organizar-se, essa classe é a dos professores. Cultura acima da média, sempre com percentagem razoável de representação nos sucessivos governos, sempre a dar pareceres sobre as principais questões. O que admira é que se queixem do poder político. Porque sempre têm estado no poder político. Mas na hora das contas, atiram sempre a responsabilidade para os políticos.
Afinal quem manda na sala de aulas? Que capacidade têm os professores para motivar os alunos? Que capacidade têm para adquirirem auto-formação? É só queixinhas? Se existem professores que o não devem ser porque não têm competência, porque são sempre tão hostis à avaliação pelos resultados?

RESPONDA QUEM SOUBER!!!!!!!!
EU QUERO OUVIR!!!!!!!!!!!!!

Francisco Tavares

segunda-feira, agosto 18, 2008 5:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

atrazado? Vê-se por que não gosta de professores

segunda-feira, agosto 18, 2008 8:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não é resposta que se dê!!!
A vitimização do costume, porque não há argumentos a contrapor.

FT

segunda-feira, agosto 18, 2008 10:57:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial