sábado, agosto 09, 2008

Fotos Geniais

Ao André, pela série "fotos geniais"

«Mas só me lembro do silêncio, o silêncio do horror total. Para ser mais exacto, o silêncio da fotografia, porque era essa a minha profissão e como é natural foi a ela que eu recorri logo que começou o tremor de terra. Todos os meus pensamentos foram para os quadradrinhos de película que iam passando através das minhas velhas máquinas, Voigtländer-Leica-Pentax, para as formas e cores que elas iam registando devido às variações de movimentos e acontecimentos e, claro está, ao talento ou falta dele com que eu conseguia apontar a lente na direcção boa ou má e no momento certo ou errado. Ali se fixava o silêncio eterno de caras, corpos, animais e da própria natureza, apanhados pela minha máquina, sim, mas também pelo pavor do imprevisível e pela angústia da morte. (...) Uma fotografia é uma decisão moral tomada num oitavo de segundo, ou dezasseis avos, ou num centésimo vigésimo oitavo. É mais rápido do que um estalar de dedos. A meio caminho entre a testemunha e voyeur, entre o artista e canalha, é aí que eu vivo, incessantemente fazendo escolhas, de um momento para o outro
Salman Rushdie, O chão que ela pisa

Etiquetas:

Partilhar

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

(so porq me apetece...)eu gostei muito deste livro. Iniciou a minha curiosidade pela cultura (deismo)hindu... E aquela mulher! uma força da natureza.

sábado, agosto 09, 2008 11:09:00 da tarde  
Blogger Carlos Malmoro said...

Comecei a ler este livro a «medo» - só conhecia Rushdie através da polémica. Aquele sentimento - mau - que se tem: este escritor só é conhecido por causa daquilo. E depois descobri um dos melhores prosadores actuais. A velocidade com que ele faz o enredo «acontecer» é uma coisa invulgar.

terça-feira, agosto 12, 2008 7:59:00 da tarde  

Enviar um comentário

Voltar à Página Inicial