domingo, junho 15, 2008

Uma questão de Raça

Imagem via: Clube do Podengo Português

Mas que interessam as reflexões científicas, ainda que talvez demasiado optimistas? De certeza que as considerações de Pagel não pesaram na distraída afirmação do prof. Cavaco. E não pesaram na fúria com que cidadãos honrados da estirpe de um Fernando Rosas a denunciaram. O episódio não passou de um pretexto para a extrema-esquerda praticar o seu desporto favorito: apontar o dedo a "fascistas".
Já agora, e dado que ócio não lhes falta, lembro aos vigilantes que condenar as referências à raça não basta. Só a designação actual do Dez de Junho encerra uma série de alusões discriminatórias. Mesmo sem nos inquietarmos com a ofensiva designação do "Dia de Camões", uma prepotência colonialista que omite inúmeros vultos literários da lusofonia, de Pepetela a Mia Couto, convém notar que "Dia de Portugal" é de um nacionalismo atroz e que "Dia das Comunidades Portuguesas" é pura xenofobia.
Se eu fosse o prof. Rosas, não descansava até corrigir a coisa para Dez de Junho, Dia da Terra e da Humanidade em Geral. Isto se não se ofender os extraterrestres, em que o prof. Rosas muito provavelmente acredita.


Alberto Gonçalves, DN, Raça Maldita

Etiquetas: , ,

Partilhar